Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Adepta ao CrossFit há dois anos, Atleta de Maracaju Rafaela Cossetin almeja novos desafios em campeonatos fora do estado e revela transformações no corpo e na mente alcançados com o esporte.

03 abr 2018 22:42:00

| Entrevista em Foco

Adepta ao CrossFit há dois anos, Atleta de Maracaju Rafaela Cossetin almeja novos desafios em campeonatos fora do estado e revela transformações no corpo e na mente alcançados com o esporte.

Redação - EXCLUSIVO

A equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” entrevistou a atleta Rafaela Cossetin, 23 anos, maracajuense, formada em Biologia, trabalha na Usina Tonon no distrito de Vista Alegre e há dois anos adepta ao CrossFit, a mesma relatou algumas características do esporte, bem como algumas novidades na sua carreira e seu empenho nessa prática esportiva ainda desconhecida por alguns, porém, adepta de cada vez mais atletas no estado e no país.

A mesma relatou que por mais recente que a prática se popularizou, somente no Box Kenshin Cross em Maracaju, já existem entre 100 a 200 praticantes do esporte, treinando diariamente assim como Rafaela Cossetin e alguns ainda em busca da inserção em competições estaduais e nacionais.

Maracaju em Foco: Quando aderiu a prática do Crossfit?

Rafaela Cossetin: Aderi ao CrossFit em março de 2016, ou seja, completei dois anos da prática, sem qualquer interrupção, sem deixar de treinar.

Maracaju em Foco: Quais são os próximos passos na prática do Crossfit que pretende realizar?

Rafaela Cossetin: Por mais que pratico o CrossFit há apenas dois anos pretendo, com o passar do tempo, participar de mais competições e campeonatos, estando ainda mais dentro do esporte. Estou ciente que estou no início apenas, mas vamos em busca desses novos horizontes no esporte.

Maracaju em Foco: Quais são os próximos campeonatos que irá participar?

Rafaela Cossetin: Em maio deste ano, irei participar do Campeonato Gorillas Games em Campo Grande, capital do nosso estado, neste campeonato em especifico irei de dupla, com uma colega também praticante do esporte, já iremos competir no segundo nível, chamado de intermediário.

Irei ainda ao Campeonato One Lane, realizado em Brasília (DF) que será realizado em agosto, este atuarei individualmente, sendo que, já inclusive adquiri as passagens. Anualmente também há campeonatos dentro do próprio estado, como o que ocorre em Três Lagoas, todos os anos participo deste.

Temos ainda outros campeonatos que vão surgindo e vamos com toda certeza participando de todos que se encaixam em nossa categoria, representando Maracaju e buscando divulgar nosso esporte para todos.

Maracaju em Foco: Quais as principais transformações que observou após aderir a prática do Crossfit?

Rafaela Cossetin: Desde que aderi a prática do Crossfit uma das principais transformações que senti foi a quase extinção do cansaço, praticamente não o sinto, tenho mais disposição para tudo. Atingi um condicionamento físico para enfrentar qualquer situação, desde as mais corriqueiras e comuns como erguer um sofá ou um botijão de gás, mas, que antes do esporte, com certeza era mais difícil, essa transformação a gente sente no corpo e na mente. Diminui ainda os níveis de gordura corporal, adquirindo mais musculatura.

Quanto a mente, por ocorrer um trabalho bem em grupo, há o trabalho também motivacional, ou seja, um auxiliando o outro, ampliando inclusive os laços de amizade, ou seja, o Crossfit não somente faz bem para o corpo e a mente, mas, também aproxima as pessoas.

Maracaju em Foco: Para aqueles que não conhecem o esporte, deixe sua mensagem.

Rafaela Cossetin: O Crossfit não é somente ir ao local de treinamento e pegar peso, ou fazer algum movimento, buscamos criar vínculo com as pessoas, amizades novas, literalmente nos transformamos em uma verdadeira família.

Já tivemos casos de pessoas que chegaram ao esporte com início de depressão ou baixa estima e, conseguiu dar a volta por cima, não estamos preocupados com questão de estética e sim de superar-se cada dia, algo que teoricamente achávamos impossível e lá observamos e conhecemos na prática que é totalmente possível realizar, claro, tudo com muito treino, persistência e luta pelos nossos objetivos, é um esporte que faz vencermos desafios e isso levamos também para nossa vida.

Quero dizer que todo mundo pode alcançar os objetivos traçados, claro cada um dentro de seu tempo e de seus limites. Com essa prática ganha saúde e qualidade de vida.

Saiba mais sobre Crossfit

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio. O CrossFit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação físiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo.

Treinando CrossFit, buscamos desenvolver e melhorar todas as nossas capacidades físicas, são elas: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.

Em um treino típico, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos.

O principal equipamento para a sua prática é o nosso próprio corpo. Mas, também utilizamos técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.

Crucial no CrossFit também é o fato de que é o Esporte do Fitness – o método tenta promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do esporte, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance, que podem variar de WOD para WOD.

Por meio de um programa único de treinamento baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente, tanto mentalmente como esteticamente, e para toda nossa saúde em geral.

Dentre os benefícios do CrossFit, podemos citar:

  • Aumento da força
  • Redução de medidas e percentual de gordura
  • Melhora na flexibilidade
  • Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória
  • Aumento de explosão e velocidade
  • Aumento de resistência muscular
  • Melhora no equilíbrio
  • Redução de stress
  • Definição de tônus muscular
  • Treinamento altamente eficiente aonde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis
  • Treinamento que fortalece o corpo por inteiro
  • Excelente treino preparatório para atletas
  • Espírito de equipe
  • Aumento da auto-confiança
  • Melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância
  • Prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados
  • Aumento de energia
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados

 “Em síntese, CrossFit é, simplesmente, um esporte. O esporte do fitness.” Greg Glassman, criador do CrossFit.

Quer patrocinar ou apoiar Rafaela Cossetin, ligue 67 9.9851-4756.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira – DRT/MS 0001391 

                     Gessica Souza – DRT/MS 0001526

Fotos: Arquivo Pessoal

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube