Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli - Presidente do Conselho Regional de Administração fala dos rumos da Administração no Mato Grosso do Sul.

09 fev 2017 03:03:00

| Entrevista em Foco

Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli - Presidente do Conselho Regional de Administração fala dos rumos da Administração no Mato Grosso do Sul.

Redação

O Presidente do Conselho Regional de Administração Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli esteve em Maracaju nesta quarta-feira 08-02 e concedeu uma entrevista exclusiva a equipe do Portal Maracaju em Foco.

Na ocasião falou sobre os rumos da profissão no Mato Grosso do Sul e os projetos que pretende implantar na sua gestão a frente do CRA/MS.

Maracaju em Foco: Presidente Alex Sandre Rodrigo Cazelli nós agradecemos pela sua atenção e gostaríamos que você falasse para os leitores do Maracaju em Foco o que você veio fazer aqui no município de Maracaju e quais são as pretensões do CRA/MS a nível de interior e de município?

Presidente Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli - Muito bem, eu que agradeço a oportunidade de estar falando a essa mídia que chega realmente às pessoas, nós fomos convidados pela UEMS para a colação de grau da turma de Administração da UEMS uma grande parceira nossa, temos alguns projetos que serão desenvolvidos em breve em parceria com a UEMS, sai agora de uma reunião no SESI/SENAI, onde eles também sinalizaram uma possível parceria com o Conselho Regional de Administração que tem como projeto principal da nossa gestão 17/18 que é se aproximar cada vez mais do profissional de administração e se aproximar cada vez mais do empresário para sensibilizá-lo da necessidade de um profissional de administração.

A profissão de administrador ela tem alguns atividades privativas que hoje são ocupadas por outras categorias, isso é uma discussão muito grande e estamos conversando com alguns outros conselhos a respeito disso, algumas questões são de atividades privativas de administradores e são ocupadas por outras categorias nesse momento. O conselho também pretende estabelecer representantes nos municípios, e nesse primeiro ano, pelo menos em 20% dos municípios, pessoas do município com registro no conselho para realmente representar o conselho e aglomerar os administradores. Eu estive logo na primeira quinzena de janeiro em Dourados, onde temos uma seccional em Dourados com uma fiscal e uma auxiliar administrativa, já fazendo a entrega de algumas carteiras profissionais, de alguns profissionais lá, visando garantir exatamente isso, a proximidade dos administradores e parte do nosso projeto de gestão era incluir um conselheiro do interior na diretoria, hoje o vice-presidente do Conselho Regional de Administração é o Professor Valdir de Dourados e historicamente temos mais um conselheiro lá em Amambaí que é secretário de administração, um profissional de carreira com mais de 30 anos de prefeitura e acreditem, ou não, pela terceira gestão consecutiva ele é secretário de administração com 3 prefeitos diferentes, isso é muito importante para a nossa categoria ter esse entendimento sobre isso.

Maracaju em Foco - Aproveitando a gancho que você falou da gestão pública, hoje nós notamos municípios afundados financeiramente, é lógico, a crise ela é nacional, mas alguns municípios se sobressaem a gente nota que para cargos são nomeados pessoas, às vezes sem formação superior ou até com formação totalmente distante da administração, alertar também os prefeitos e gestores públicos da importância de ter administradores na gestão pública é um papel que o CRA/MS pretende desenvolver também agora no interior?

Presidente Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli - O CRA/MS desenvolve, em parceria com o Conselho Federal dois grandes projetos na área de gestão pública através da comissão de gestão pública do Conselho Federal, eles têm uma câmara de gestão pública dentro do conselho, é uma comissão de gestão pública, que a mais de dois anos vem tratando de dois projetos. Primeiro projeto, boa governança pública que trata particularmente da gestão e da informação da necessidade de profissionais em cada área, isto é, profissional adequado para cada área e outro que é imprescindível para o Conselho de Administração, ao qual eu sou responsável aqui no Estado que a inserção do Administrador na gestão municipal, pois há ainda uma grande discussão que é a questão de Secretário de Administração, setores de segundo escalão que tem que ser gestor, que precisa ser gestor, nós não estamos aqui, competindo com área nenhuma, nós sabemos que os cargos em comissão são de livre nomeação, mas nós fazemos a indicação gerencial que seja uma pessoa que tenha formação na área.

Se fizéssemos uma pesquisa hoje, com certeza teríamos como resultado que, em alguns pontos fundamentais estratégicos da gestão pública temos administradores, eu posso dar um exemplo, por alguns não tão bem vista, mas eu estive perto e consegui ver um resultado, que foi a prefeitura de Campo Grande na gestão passada três secretários eram administradores, os resultados foram positivos na questão do desempenho especifico em suas secretarias conseguiram fazer bons trabalhos com ótimos resultados e inclusive financeiros, por que algumas pessoas falam muito em crise nesse momento, nós do Conselho Regional de Administração, os administradores deveriam pensar que é oportunidade, isto é, já que com recursos financeiros é possível qualquer pessoa fazer alguma coisa, agora na escassez do recurso quem vai se destacar são os bons gestores sem dúvida nenhuma que o profissional de administração registrado ele tem condição de gerenciar qualquer tipo de recurso seja financeiro, seja estrutural e seja de recursos humanos também.

Maracaju em Foco - Qual é a importância do profissional ser registrado para as empresas privadas e como esse trabalho tem que ser feito para os administradores que ainda não são registrados?

Presidente Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli - Há uma grande diferença entre o profissional registrado e o não registrado, nós costumamos dizer que para advogado isso se usa muito, fala bacharel em Direito é o advogado sem registro na OAB e nós temos que começar a ter essa nomenclatura também, bacharel em administração é o profissional não registrado, não tem um conselho que fiscaliza sua profissão e fiscalizar a profissão não é simplesmente cobrar o profissional é garantir que a sociedade tenha profissionais com órgão que fiscalize ele, eu costumo dizer que na gestão pública que, se o prefeito contratar um profissional registrado, o conselho passa a ser parceiro da Prefeitura, porque se esse profissional não desempenhar bem a sua função, ele pode inclusive, responder a alguns processos éticos, então nós somos parceiros. São 4.000 registros que nós temos hoje no conselho em torno de 43% disso são inadimplentes, são profissionais que muitas vezes já não estão sendo cobrados pela própria empresa para ter o registro ou perderam o interesse de ter o registro a nossa fiscalização está cada vez mais efetiva nesse sentido, de ter os profissionais registrados nas áreas privativas do administrador, o que eu convido a esses profissionais é que busquem informação junto ao conselho, a estrutura do conselho ainda é pequena, mas todos os profissionais de administração são convidados a fazer uma ligação no 3316 0300.

Feito uma vez o registro e não feito o segundo ano, isso cria uma inadimplência, por que para cancelar ou suspender o registro é necessário formalizar isso ao conselho e muitos profissionais eles estão nesse meio dos 43% alguns desses profissionais até esqueceram ou não estão utilizando mais o registro e é preciso cancelar se não tiver utilizando ou reativar e se manter com condições de inserção no mercado que é o trabalho do conselho de administração particularmente nesses projetos de gestão pública que é o intuito incluir o administrador registrado na gestão pública.

Maracaju em Foco - Há um trabalho do Conselho Federal sobre uma consulta pública atrás de um projeto de le no Senado, que tiraria algumas funções do administrador, você poderia falar um pouquinho sobre isso?

Presidente Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli - Sim, é uma briga bastante grande na parte de recursos humanos, muitos profissionais de outras áreas atuam nessa área como psicólogos, por exemplo, e em outras formações também e há uma discussão muito grande com relação a isso, há uma proposta realmente, em Brasília, de retirar algumas atividades privativas do administrador, porém o que nós temos de conhecimento os administradores podem rebater essa informação é com relação à grade curricular da formação de administradores. Quando nós falamos de gestão de recursos humanos em nenhuma outra formação existe essa grade curricular que é a gestão, durante muito tempo, os engenheiros, a 10, 15, 20 anos atrás falavam em gestão de produção e gestão de qualquer outra coisa, tudo o que fosse gestão contratava-se um engenheiro, e agora estamos debatendo que o engenheiro ele não tem formação para fazer gestão em hipótese nenhuma e isso não é uma invenção do Conselho de Administração, mas sim questão de grade curricular, então é importante que os administradores fiquem atentos a isso, porque as outras profissões estão caracterizando isso como reserva de mercado para administrador, mas não é uma reserva de mercado pura e simplesmente para garantir mercado, somos a única formação que trata de gestão de recursos humanos e vinculados ao conselho também.

Maracaju em Foco – Algo mais que queira acrescentar e deixar aos leitores de Maracaju?

Presidente Adm. Alex Sandre Rodrigo Cazelli - Claro, é muito importante à participação pessoal de cada administrador de todos os municípios do nosso Estado para levar informação, fazerem criticas é a partir disso que fazemos as correções das demandas dentro do conselho e dizer que o conselho vai estar presente a todo o momento em todos os municípios, nós somos em 9 conselheiros, um pedido meu quando eles solicitaram para colocar o meu nome a disposição para assumir a presidência é que eles se colocassem a disposição para andar esse Estado formando representantes nos municípios os mesmos irão colaborar para levantar as demandas e qualquer necessidade do município, se tratando na área de gestão, palestras, cursos, treinamentos demanda o Conselho, vamos pelo menos uma vez ao ano trazer um ciclo de palestras com formação para administradores e tirar dúvida da população a respeito da função do administrador, da gestão pública, desenvolvimento humano, isso eu posso explicar com mais detalhe para vocês posteriormente. O Conselho de Administração já faz um CIPAD que é um ciclo de palestras em todo o Estado, mas na nossa visão, ela não foi eficiente o bastante, se despende de recurso para isso, é preciso estar mais próximo de administrador, capacitar efetivamente o administrador, então o intuito dessa proximidade do conselho com o administrador é de obter mais demanda para estar cada vez mais presente nos municípios do Mato Grosso do Sul.


Equipe do CRA/MS - Foto - Assessoria do Conselho Regional de Administração

Reportagem: Gessica Souza – DRT/MS 0001526

Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube