Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Alunos da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima recebem Palestra sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

03 abr 2018 18:39:00

| Educação

Alunos da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima recebem Palestra sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Palestra foi fruto de parceria entre a NUESP (Núcleo de Educação Especial) de Maracaju com a UEMS e Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima.

Redação

Na última segunda-feira 02-04, comemorou-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e a Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima foi contemplada com uma importante e esclarecedora palestra sobre o tema para os alunos e profissionais educadores presentes no evento.

Em conversa com a reportagem do “Maracaju em Foco” a Palestrante Professora da UEMS de Dourados Cristiane falou sobre a importância e o objetivo de levar este conhecimento às escolas.

Segundo a mesma, o evento visa conversar com os alunos para que cada um possa ter conhecimento maior sobre as características desses alunos, visando trazer ao colégio um conhecimento maior do comportamento dos portadores do autismo, sendo que atualmente na Rede Estadual de Ensino há alunos autistas estudando e se integrando junto aos demais.


Professora Cristiane da UEMS de Dourados, formada em Pedagogia em entrevista ao Maracaju em Foco - Foto: Gessica Souza

Através dessa interação social poderemos ter um desenvolvimento melhor das habilidades dos alunos portadores do autismo no ambiente familiar, escolar e também na comunidade de forma que eles consigam romper um pouco de suas limitações, evidenciando assim um pouco de suas habilidades e que consigam um desenvolvimento não somente no processo pedagógico, mas também no processo social.” Salientou a Professora Cristiane.

A professora e palestrante relatou ainda que o portador do autismo possui características muito particulares e que evidenciam um comprometimento social e comportamental. A palestra ministrada visou também melhorar a relação dos alunos com os portadores do autismo, desenvolvendo processos de relação pessoal, atendendo assim os alunos com e sem essa deficiência.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Reportagem: Ben Hur Salomao Teixeira  – DRT/MS 0001391

Foto: Gessica Souza  – DRT/MS 0001526 e Bianca Coimbra

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube