Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Após liderar desemprego em 2018, cidade de MS é a 2ª que mais contrata

02 mar 2019 13:41:00

| Economia

Após liderar desemprego em 2018, cidade de MS é a 2ª que mais contrata

Dourados gerou 4,4 mil empregos em janeiro, a maioria no setor de serviços (Foto: Divulgação)

Campeã nacional em desemprego em 2018 por causa das demissões feitas por uma ONG local que atende a saúde indígena em outros estados brasileiros, o município de Dourados voltou a ser destaque no emprego, agora de forma positiva.

Com 4.441 vagas abertas, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul ficou em segundo lugar na geração de emprego em janeiro de 2019, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

Dourados foi responsável por 12,9% do emprego com carteira assinada gerado no país no primeiro mês do ano. Só foi superada por Vacaria (RS), que respondeu por 15,26% dos 34.313 empregos criados em janeiro no Brasil. Juntos, os dois municípios responderam por 28,16% do emprego gerado no país.

De acordo com os números do Caged, Vacaria gerou 5.223 empregos novos em janeiro após perder 511 vagas com carteira assinada no ano passado. Pelo menos 97% foram empregados no setor agropecuário. Em Dourados, o setor de serviços gerou 4.599 vagas formais no primeiro mês do ano.

No mês passado, Dourados virou notícia nacional por ser a cidade que mais demitiu em 2018 no país, com o fechamento de 8.462 vagas.

O saldo negativo foi influenciado por demissões feitas pela Missão Evangélica Caiuá em outros estados, onde a ONG mantinha equipes para atendimento de saúde às populações indígenas.

A Missão Evangélica Caiuá tem CNJP em Dourados, por isso as demissões apareceram como se tivessem ocorrido na segunda maior cidade de MS, onde, de fato, ocorreram apenas 50 demissões de trabalhadores da ONG enquanto em Minas Gerais, por exemplo, foram cinco mil demitidos.

Indagada nesta sexta-feira (1º) pelo Campo Grande News se em janeiro de 2019 não teria ocorrido o inverso, já que a Missão Caiuá voltou a contratar, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Rose Ane Vieira explicou que a ONG perdeu boa parte dos estados onde atuava e neste ano o número de contratações foi bem menor.

“As contratações feitas pela Missão tiveram influência no saldo positivo, mas não com o mesmo impacto das demissões de 2018, já que agora a ONG atua em um ou dois estados apenas”, explicou. Ela disse que não conseguiu contato com a Missão Caiuá para saber quantas pessoas foram empregadas pela ONG em janeiro.

Rose Ane afirma que a maior parte dos empregos gerados em janeiro vem das 61 novas empresas abertas em Dourados no primeiro mês do ano. Além disso, a Coamo também começou a contratar mão de obra para trabalhar na indústria, em construção na margem da BR-163, na saída para Caarapó.

Fonte: Campo Grande News

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube