Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Caravana da Saúde é um exemplo de MS para o Brasil

19 set 2018 23:53:00

| Saúde

Caravana da Saúde é um exemplo de MS para o Brasil

País tem 1 milhão de pessoas na fila de espera por cirurgias

Enquanto o Brasil ainda patina para tentar acabar com a fila interminável por cirurgias, Mato Grosso do Sul já colocou em prática a solução. Em todo o território nacional, 1 milhão de pessoas aguardam por uma cirurgia, conforme reportagem de capa desta terça-feira (18) do jornal Folha de S. Paulo, em sua versão na internet. Em Mato Grosso do Sul, 72 mil também estavam na fila da vergonha até que foi implantada a Caravana da Saúde.

Implantado pelo governador Reinaldo Azambuja, o maior programa de saúde da história do Estado realizou 60 mil cirurgias, além de 150 mil consultas médicas, 10 mil exames de alta complexidade e 500 mil atendimentos.

Candidato à reeleição, ele já assumiu o compromisso de manter a Caravana se for reeleito, levando a saúde para perto das pessoas ao mesmo tempo em que reestrutura e regionaliza o atendimento, com equipamentos, reformas e construção de hospitais.

Enquanto isso, de acordo com o diário de circulação nacional, os candidatos à Presidência da República ainda tentam encontrar soluções para a fila de espera por cirurgias.

“Em geral, os planos [dos presidenciáveis na área de saúde] são genéricos, sem metas específicas e não consideram o cenário de crise econômica e de ajuste fiscal enfrentado pelo país. Não há nenhuma proposta, por exemplo, para minimizar o gargalo das cirurgias eletivas nos hospitais públicos e filantrópicos que prestam serviços ao SUS”, afirma o jornal. 

O número de pacientes na fila brasileira é de um levantamento feito ano passado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) com base na Lei de Acesso à Informação. 

Qualidade

O atendimento oftalmológico prestado pela Caravana da Saúde em Mato Grosso do Sul já foi citado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) como bom exemplo e alternativa para levar a prestação de serviço médico às pessoas que vivem em áreas carentes.

O mutirão idealizado pelo governador Reinaldo Azambuja ajudou a ilustrar o projeto Mais Acesso à Saúde Ocular do CBO, que reúne propostas para expandir o acolhimento oftalmológico no Brasil, sobretudo em locais onde há pouca oferta de atendimento.

Para o CBO, os benefícios dos mutirões são muitos. Segundo o conselho, eles permitem “que se faça a avaliação oftalmológica, a prescrição de óculos e a prevenção de doenças – reduzindo significativamente o risco de agravamento em diversos casos. Além disso, permite que o problema de falta de infraestrutura em pequenas cidades seja contornado”.

Assessoria

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube