Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Casa de Leis atende demandas da sociedade com diversas campanhas

02 jan 2018 12:32:00

| Assembleia Legislativa

Casa de Leis atende demandas da sociedade com diversas campanhas

Por: Christiane Mesquita   Foto: Victor Chileno 

A Assembleia Legislativa trabalha sempre em prol da população do Mato Grosso do Sul nas mais diversas causas. Em 2017 várias ações sociais foram realizadas pela Casa de Leis. Em sua 1ª edição aconteceu a Campanha Agosto Lilás, instituída pela Lei 4.969, de 30 de dezembro de 2016, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (PSDB).

Todos os dias do mês foram realizadas ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha com a realização de mobilização, palestras, debates, panfletagens, eventos e seminários. Na lei também está previsto o Programa Maria da Penha vai à Escola, que consiste em ações educativas voltadas ao público escolar.

Em setembro a campanha foi contra o suicídio. Houve a Audiência “Setembro Amarelo: Unidos na prevenção ao suicídio”, proposta por deputada Mara Caseiro (PSDB) e Professor Rinaldo (PSDB). Mato Grosso do Sul é vice-líder no ranking nacional de suicídios entre jovens, com idades entre 15 e 29 anos. De cada dez pessoas que cometeram suicídio no Estado, quatro são jovens.

Mara Caseiro é autora da Lei 4777/2015, que institui o Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio no Estado. A audiência foi realizada com o objetivo de debater os alarmantes índices de suicídio no Estado e conscientizar a população para a importância de buscar ajuda de um profissional nos primeiros sinais de depressão, para evitar novas tragédias.

No mês seguinte o destaque foi a Campanha “Doe Lenços” – Outubro Rosa, com 792 peças arrecadadas que foram doadas à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande. A Assembleia Legislativa sediou um dos pontos de coleta da campanha, que foi realizada em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), com a proposição da deputada Mara Caseiro.

Em parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), a Assembleia disponibilizou às servidoras exames de mamografia e preventivo na unidade móvel do Projeto de Prevenção do Câncer. Ao todo 98 exames foram realizados sem custo as funcionárias do Poder Legislativo. A campanha Outubro Rosa foi instituída pela Lei 4.541/2014, de autoria do 1º secretário, Zé Teixeira (DEM), e coautoria de Mara Caseiro e da ex-deputada Dione Hashioka. 

Já a Campanha Novembro Azul, instituída pela Lei 4.636/2014, de autoria dos deputados Zé Teixeira (DEM) e o ex-deputado Marquinhos Trad, incentiva os homens a cuidarem da saúde para a detecção e tratamento precoce de doenças, já que o câncer de próstata pode levar à morte. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são mais de 13 mil óbitos por ano no país e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. 

Também em parceria com a Cassems, foi disponibilizado aos servidores e deputados da Casa de Leis a coleta de sangue gratuita do Antígeno Prostático Específico (PSA), que constata a necessidade de investigação para casos de câncer de próstata. O deputado Renato Câmara (PMDB) aproveitou a oportunidade e colheu sangue para o teste.

O ano terminou com a Campanha “Compartilhe o Natal”, uma iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE), com o objetivo de mobilizar a sociedade e instituições para doação de brinquedos para crianças e adolescentes de abrigos assistenciais do Mato Grosso do Sul. Este é o terceiro ano da campanha, que já distribuiu mais de 15 mil brinquedos a crianças e adolescentes carentes ou com deficiência. A Assembleia Legislativa é sempre parceira na arrecadação e divulgação deste projeto social.

Agencia AL/MS

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube