Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Coluna da Dra. Juliana: A cárie precoce de infância ou cárie de mamadeira

20 fev 2017 23:10:00

| Colunista em Foco

Coluna da Dra. Juliana: A cárie precoce de infância ou cárie de mamadeira

Foto: Gessica Souza - Maracaju em Foco

A cárie precoce da infância ou conhecida popularmente como cárie de mamadeira, é uma doença que acomete os dentes de leite, em um estágio muito precoce, sendo de evolução rápida, levando à total destruição do dente. A criança frequentemente se apresenta com dor, sensibilidade durante a mastigação no lado afetado.  Clinicamente, esse tipo de cárie se inicia com manchas esbranquiçadas nos incisivos superiores e inferiores, que, mais tarde, se não removido o hábito, podem vir a formar grandes cavidades (cárie), podendo até destruir sua coroa clínica. A cárie de mamadeira acontece por muitas vezes adoçar a chupeta com mel ou açúcar, o consumo excessivos de refrigerantes, leites adocicados na mamadeira entre outros fatores.

Para evitar a cárie de mamadeira deve ser feita a limpeza da boca após cada mamada, seja ela no peito ou na mamadeira, com gaze ou fralda embebida em água filtrada ou outra solução a ser prescrita pelo dentista, isto caso a criança ainda não tenha os dentinhos. Atualmente, é preconizado o início da escovação, com escova de dentes extra macia, logo após o aparecimento dos primeiros dentinhos. A partir da erupção dos primeiros molares decíduos (de leite), a escovação deverá se iniciar através de escovas infantis com cerdas macias, principalmente para higienizar as superfícies oclusais desses dentes, gengiva e língua. A quantidade de pasta para isso, é de aproximadamente a de uma ervilha.

Se o processo carioso se instalar e não for tratado adequadamente, com o passar do tempo poderão aparecer problemas maiores como: dor de dente, grandes cavidades de cárie, restaurações extensas, tratamento de canal, problema periodontal (de gengiva) ou até a perda precoce de dentes.

Vale ressaltar a importância dos dentes decíduos (leite) para o adequado desenvolvimento e crescimento dos arcos maxilares, organização correta da oclusão, função mastigatória e fonoarticulatória, além do estado psicológico da criança, deve-se evitar sua perda precoce, pois as consequências podem ser desastrosas.

Cirurgiã  Dentista Juliana Bortolin de Matos

CRO/MS 5746

Rua: Pereira do Lago 2161, San Raphael, Maracaju MS

Celular para Contato (67) 9 9691-2120

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube