Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Com história de lutas, desafios e vitórias, “Estrela” completou 40 anos de atuação em Maracaju. Saiba mais.

15 mai 2020 23:03:00

| Entrevista em Foco

Com história de lutas, desafios e vitórias, “Estrela” completou 40 anos de atuação em Maracaju. Saiba mais.

O "Maracaju em Foco" teve o privilégio de contar um pouco da história do Empresário Roque Gregory, idealizador do "Estrela" em Maracaju.

ENTREVISTA EM FOCO – EXCLUSIVO

Redação

São 40 anos de história em Maracaju, misturando sua história com a do município, Roque Gregory, Empresário e cidadão maracajuense, reconhecido e homenageado é atualmente responsável por mais de 400 empregos diretos e indiretos na cidade, contando com três lojas de supermercados, trata-se de uma referência no setor, devido a qualidade dos produtos e serviços ofertados até mesmo pela credibilidade na sociedade, conquistada com anos de trabalho.

O “Maracaju em Foco” conversou com este empresário que, neste ano comemora quatro décadas da marca “Estrela” que passou por várias fases, tendo banca, bazar e livraria, floricultura, até se tornar em uma grande potência do ramo de alimentos da cidade, reinventar-se é uma marca desta tradicional empresa familiar, liderada pelo patriarca da família que olha para o futuro com o mesmo pensamento do passado, crescer com confiança, credibilidade e respeito aos clientes, fornecedores e toda a comunidade maracajuense.

O empresário e idealizador do Grupo Estrela, Roque Gregory é casado com Silecia Gregory e pai de três filhos, Joselito Gregory, Valdecir Gregory e Valnei Gregory, conta sua história a partir de agora no “Entrevista em Foco”.

Maracaju em Foco: Como foi sua chegada em Maracaju e início das atividades na cidade?

Roque Gregory: Chegamos em março de 1973, quando adquirimos uma pequena área de terra há cerca de 60 quilômetros de Maracaju, perto do Rio Santa Maria, naquelas imediações, tratava-se de uma área pequena e a ideia inicial era continuar na agricultura que é nossa origem, tanto minha quanto de minha esposa. Nos anos 80, iniciamos uma pequena Banca de Revistas que ficava no canteiro da Avenida João Pedro Fernandes, próximo à Escola Paroquial e minha esposa Silecia iria cuidar dessa banquinha. Jjá tínhamos dois filhos, um estudaria na frente e o outro ainda ficaria junto, sendo que caberia a mim ficar cuidando da ‘lavourinha’. Mas ocorreu que ela engravidou do nosso terceiro filho que é o Valnei e ela passava muito mal, foi quando começou a complicar, afinal eram dois filhos já pequenos e mais a gravidez dela, não tínhamos telefone naquela época.

Foi neste momento que o pequeno produtor rural teria que tomar uma decisão, vender a banca e todos retornarem ao campo ou ele teria de vender a pequena área de terra e se mudar para a cidade, naquela ocasião fez a escolha que, possivelmente foi responsável por mudar toda sua vida. Vendeu a pequena área agricultável para se mudar para o perímetro urbano de Maracaju em 10 de março de 1980, trabalhando exclusivamente na Banca de Revistas adquirida da Família Martinovski.

Intitulamos como Banca de Revistas Estrela. Por que “Estrela”? Onde estudei no Rio Grande do Sul, tinha uma livraria chamada “Estrela” e era o lugar que eu mais gostava de frequentar. Esse nome ficou em minha memória e por isso o nome fez essa história, chegando agora a 40 anos.” Explicou Roque Gregory.


Silecia Gregory, Roque Gregory e o então Prefeito de Maracaju e Atual Governador Reinaldo Azambuja - Foto: Arquivo Pessoal

O empresário relata que, em todas as fases da empresa o nome “Estrela” esteve junto, seja na Banca de Revistas, bem como no Bazar e Livraria Estrela, Floricultura Estrela até, finalmente, chegar aos Supermercados Estrela.


Lojas dos Supermercados Estrela focam na qualidade e frescor dos alimentos, sendo referência na cidade - Foto: Gessica Souza (Arquivo)

Maracaju em Foco: Qual foi o motivo de optar por ficar apenas com os Supermercados Estrela e deixar de atuar em outros ramos?

Roque Gregory: Nunca fomos de “ter tudo”, buscamos dar foco em nosso comércio, mesmo que era familiar, não tínhamos ideia de expandir para outros municípios, já que tudo demandava necessidades que não poderíamos atender. Tínhamos filhos em crescimento e que seguiram seus caminhos no Exército Brasileiro, quando ficamos apenas nós três na cidade (Roque Gregory, Silecia Gregory e Joselito Gregory). Mas, jamais tínhamos aquela ideia de reduzir para ficar melhor para administrar, tratavam-se de ramos diferentes e exigia na época profissionais de informática o que era muito pouco naquele período, por isso, optamos seguir para apenas um ramo de atuação e mesmo a minha esposa Silecia ajudando muito, visivelmente ela fazia mais falta aqui no supermercado do que lá na livraria.


Roque Gregory e sua esposa Silecia Gregory em registro recente na inauguração da Loja III - Foto: Gessica Souza (Arquivo)

Maracaju em Foco: Como você classifica a participação de sua família nos negócios do Grupo Estrela?

Roque Gregory: Sempre tive o apoio de nossa família, Joselito desde muito novo fazia o serviço de banco, realizava pequenas entregas, acompanhou de perto toda nossa trajetória. Bem como minha esposa que, não tenho nem o que falar, para quem é casado e sabe o que é uma pessoa ao seu lado, trata-se da escora, âncora, braço direito e esquerdo, consolo em horas difíceis, solução nas ideias, com certeza a mulher tem a capacidade de ponderar, bem como racionar de maneira muito maior que nós homens, por isso, você valorizar a sensatez e a inteligência feminina é fundamental, elas são mais precisas em verem muita coisa ao mesmo tempo!


Empresário Roque Gregory acompanhado de parte de seus familiares - Foto: Gessica Souza (Arquivo Pessoal)


Supermercados Estrela sempre atuou com foco em Maracaju, especialmente nos cidadãos do município - Foto: Arquivo Pessoal

Maracaju em Foco: Quais foram os momentos de dificuldade ao longo desses 40 anos de trajetória empresarial em nossa cidade?

Roque Gregory: As dificuldades foram muitas em todos os sentidos, mas sempre conseguimos ser criativos, lembro-me que cheguei a instalar um som de alto falante no meu próprio carro que na época era uma Brasília, justamente para poder fazer propaganda em Maracaju, véspera de Natal colocávamos um Papai Noel em cima da Brasília para entregar presentes comprados na “Livraria Estrela” na casa das pessoas, tudo para agradar o cliente, sempre procuramos atuar com muita criatividade, bem como nesses 40 anos, atuamos com floricultura e até casa de noivas, fomos a primeira empresa a vender vestidos de noiva em nossa cidade, passando ainda por decorações de salão, igrejas, enfim... passamos por vários desafios e fases.


Registro antigo da Loja 1, Supermercados Estrela chjega aos 40 anos com 3 lojas na cidade - Foto: Arquivo Pessoal

Vou te lembrar a que mais nos dificultou... foi muito difícil mesmo. Foi quando esse prédio da Loja 1 que era arrendado pela Coagri, foi colocado à venda. Nós com muito sacrifício compramos e quando pagamos todo esse patrimônio e deveríamos receber a escritura, eles não conseguiram passar a escritura devido a uma pendência judicial que eles tinham do imóvel em Brasília-DF e a história tornou-se extremamente difícil para nós, já que eles não tinham passado a escritura e foi decretada a falência da Coagri, perdemos realmente todo o patrimônio que tínhamos na época do dia para a noite... amanhecemos sem nada. Ficamos aqui, segurando o imóvel como fiel depositário de um patrimônio que era nosso, sustentando na justiça, sofrendo com a morosidade e foram mais oito anos para esperar o imóvel entrar em leilão, comprando de novo aquele patrimônio que pagamos anteriormente, desta vez, pagando para a massa falida. Sempre digo que até a atualidade, ainda passamos resquícios onerosos em cima de todo esse processo que terminou há pouco tempo, tudo isso pesa, já que tivemos que recomprar todo esse patrimônio que não é barato.


Registro dos Supermercados Estrela contando com forte presença dos maracajuenses - Foto: Arquivo Pessoal

“Imagina, já é difícil comprar uma vez, agora pense em comprar duas vezes o mesmo patrimônio.”

“São pedras no caminho, mas sempre falo que ter fé em Deus, não desistir jamais e ter a família ao seu lado, embora há momentos difíceis, mas pegar um na mão do outro e falar - você não vai ficar, vamos em frente, faz tudo valer a pena! Você perguntou se teve dificuldades? Tivemos muitas e ainda temos... sempre, mas com tudo isso, vale a pena lutar!” Afirmou Roque Gregory.


Supermercados Estrela tem forte apelo social, apoiando causas com o apoio dos clientes no "Troco Solidário" - Foto: Ellen Birck (Arquivo)

O empresário Roque Gregory relatou que os desafios são diários, Maracaju cresce rapidamente, novas empresas se instalam, concorrências se acirram mais, por isso o processo de mudança e melhoria deve ser contínuo, salientando que na vida jamais chega a um determinado momento em que se abre um “mar de rosas”. “Toda caminhada tem desafios e a fé em Deus é fundamental, classificando que Deus deu tudo aquilo desde o início do mundo: Com o suor de seu rosto, ganharás o pão de cada dia.”

Maracaju em Foco: Diante das dificuldades enfrentadas e até mesmo vencidas, quais as coisas boas que você pode classificar?

Roque Gregory: Dentro de todo esse contexto, qual a coisa melhor que tem? É poder ter servido à essa maravilhosa sociedade de Maracaju, através desse povo maravilhoso, onde criamos muitas amizades, onde podemos trabalhar com alegria já que acordamos pensando no que faremos de melhor na nossa empresa para que nossos clientes tenham mais satisfação ainda.


A fé é presença constante no trabalho e no dia a dia com a família, amigos e parceiros - Foto: Gessica Souza (Arquivo)

Maracaju em Foco: Por se tratar de um negócio familiar, mesmo com o crescimento do grupo como é o trabalho junto aos colaboradores da empresa?

Roque Gregory: Uma coisa é você ser empresário distante e ditar as normas, aqui estou misturado o dia todo com os colaboradores, procuro estar junto, animá-los, dar minha opinião e ver o lado pessoal de cada um, acompanhamos e sabemos quando ele está bem ou não, passo a ser presença constante no dia a dia junto com eles, por isso digo, eles não estão sozinhos na labuta, nós estamos todos juntos, tanto eu, quanto o Valnei, Joselito e a minha esposa Silecia.


Silecia Gregory cortando a fita de reinauguração dos Supermercados Estrela - Loja II na Vila Juquita - Foto: Gessica Souza (Arquivo)

“Esse estar junto com o colaborador faz a grande diferença e, tudo isso faz com que seja concretizado o que sempre falamos, trata-se da ‘Família Estrela’!”

Maracaju em Foco: Com três lojas bem sucedidas em nossa cidade, bom atendimento e foco no cliente. Quais são os próximos desafios que são planejados para a marca “Estrela” em Maracaju?

Roque Gregory: Temos como desafio para o futuro conseguir equacionar nossas empresas. Estamos sonhando que na Loja 1, temos um amplo espaço no fundo, para poder ampliar e melhorar. Trata-se de um prédio que sofreu muitas adaptações e foi construído em meados de 1974 e 1975, por isso, tudo tem que ser melhorado, estamos projetando uma grande reforma, espaço físico existe para fazer muitas coisas, sabemos que demanda muito recurso e tempo, não temos pressa, vamos cada dia dando um passo.

Não temos ideia de expandir lojas para outras cidades, afinal, Maracaju é um campo que nos dá todo o espaço necessário para viver e continuar crescendo, tanto nossa família, quanto a de nossos colaboradores.

Maracaju em Foco: Por se tratar de uma empresa familiar, naturalmente, observa-se que com o passar do tempo haverá uma sucessão de administração. Como está esse pensamento de sucessão na gestão da marca “Estrela” em Maracaju?

Roque Gregory: Acredito que passar abruptamente chega a ser até perigoso, já que haverá dificuldades de delegação entre outros fatores, mas já estou passando há um bom tempo (risos), cada dia um ‘pedacinho’ e, com certeza, não vai demorar muito vai estar inteiramente passado, justamente, quando tiver consolidado algumas coisas que tem que ser feitas e esse futuro estamos buscando juntos, por enquanto.

Penso também que, pra quê se afastar totalmente do trabalho não é mesmo? Sinto que isso faz bem para mim, como para qualquer pessoa. Porque iria me sentar em um ‘cantinho’? Se isso me faz bem, faz bem para minha esposa, bem como para meus filhos, colaboradores e até mesmo para a empresa. Por enquanto, digo que não temos data, mas como disse, cada dia estou passando um pouco.

Maracaju em Foco: Deixe sua mensagem final para todos os nossos leitores.

Roque Gregory: Primeiramente quero agradecer a Deus pela saúde que nos deu, quantas pessoas que caminharam conosco e hoje já estão do outro lado, bem como agradecer pela família que tenho, minha esposa, meus filhos, minhas noras Meuri, Tereza, bem como netos (...) acredito que a família é o esteio de qualquer pessoa, quando a gente se sente bem é porque está em família, enfim a família é tudo!

Depois, tenho que agradecer à Família Estrela, com tantos colaboradores com os quais a gente se relaciona no dia a dia e tem esse projeto em comum com eles, visando atingir nosso objetivo que é a satisfação de nossos clientes, levando o melhor na área de supermercado para cada cliente.


Empresário Roque Gregory reconhecido como "Cidadão Maracajuense" - Foto: Câmara Municipal (Arquivo)

A sociedade maracajuense somente posso agradecer, tenho um “Título de Cidadão Maracajuense” cedido também por esse povo devido ao tempo que estamos aqui, convivendo com tantas pessoas que conhecemos, tanto do passado, quanto do presente, fizemos parte de toda essa história,  posso dizer a Maracaju que EU AMO ESSA CIDADE, AMO ESSA GENTE!


Esposa do "Seu Roque", Silecia Gregory e o filho Valnei Gregory - Foto: Gessica Souza (Arquivo)

Deus não poderia ter sido melhor comigo e minha família, quando me direcionou lá do Rio Grande do Sul e do Paraná para Maracaju há 60 quilômetros de distância numa pequena área, onde iniciamos essa história. Somente tenho GRATIDÃO e as dificuldades são inerentes a qualquer pessoa e em qualquer lugar na vida. Agradeço profundamente esse povo de Maracaju e dizer que podem continuar contando com os Supermercados Estrela, porque estamos aqui, criamos nossas raízes aqui e como diz na gíria ‘temos nossa cara aqui para bater’.” Finalizou Roque Gregory com um sorriso no rosto e semblante de dever cumprido perante a comunidade.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira

Fotos: Gessica Souza e Arquivo Pessoal

Vídeo: Edição Ellen Birck 

Imagens: Bianca Coimbra / Gessica Souza (Arquivo)

Maracaju em Foco

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube