Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Com tecnologia e sustentabilidade, Fundação MS abre Showtec 2018

16 jan 2018 20:12:00

| Rural em Foco

Com tecnologia e sustentabilidade, Fundação MS abre Showtec 2018

Com início nesta quarta-feira (17), o Showtec 2018 abre o calendário nacional de eventos do agronegócio. A tradicional feira de tecnologias traz ao público novidades de mercado, como materiais, implementos agrícolas, sugestões de novas cultivares, além de exposições de produtos, apresentação de palestras e painéis que possibilitam troca de informações e leva conhecimentos sobre novas técnicas para produtores, acadêmicos e profissionais ligados ao setor rural. O evento, realizado pela Fundação MS, segue até o dia 19 de janeiro. 

A certificação de compensação de carbono por meio do plantio de árvores nativas é uma das novidades desta edição. Na prática, as emissões de carbono geradas pela organização e realização do evento serão anuladas com plantio de árvores nativas na Serra da Bodoquena.
 
De acordo com a Fundação MS, o produtor rural também vem fazendo este trabalho quando utiliza o sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária, onde os sistemas integrados realizam a fixação do carbono. Desta forma, o produtor que utiliza técnicas modernas de plantio direto e pratica uma agricultura eficiente trabalha também na preservação do meio ambiente.

O presidente da entidade, Luciano Mendes, explica também que, por meio da feira, o produtor poderá obter informações importantes para o planejamento de sua safra, “principalmente das tecnologias de produção conservacionistas e integração de sistemas que permitem o sequestro de carbono da atmosfera e transformando em matéria orgânica, aumentando a produtividade com uma pegada neutra de carbono”, reitera Mendes.
 
A programação técnica prevê, ainda, discussões gestão e inovação no Agro, por meio de um painel específico com palestras e debates sobre sistemas de gestão aplicados ao agronegócio, e também sobre gestão e riscos dentro do setor. Os desafios dos sistemas produtivos também serão discutidos, com abordagens sobre o impacto fitossanitário dos cultivos sucessivos e riscos agronômicos na agropecuária.

O setor sucroenergético também terá destaque, por meio do 4º Ciclo de Seminários Agrícolas do Setor Sucroenergético. Temas como variedades e manejo de colheita, revitalização dos solos, resultados em cana-de-açúcar e melhoramento genético de cana-de-açúcar serão tratados a partir das palestras. 

Outra novidade que o Showtec traz nessa edição é o Portal do Associado. A ferramenta foi criada pela Fundação MS e possibilita mais eficiência na produção, por meio de uma plataforma digital que traz resultados de pesquisas em áreas de todo o Estado do Mato Grosso do Sul. O público também terá acesso a atividades tradicionais oferecidas durante a feira, como a apresentação de pastoreio com cães e a exposição da ASCOMAR - Associação dos Colecionadores de Máquinas Agrícolas de Maracaju.  

Assim como na edição passada, a feira traz o protagonismo juvenil como um dos destaques, através do Encontro de Jovens da Agropecuária, organizado pelo MNP Jovem. O objetivo é sensibilizar a importância do envolvimento dos jovens no desenvolvimento do setor agropecuário sul-mato-grossense. Para isso, haverá duas palestras, uma sobre sucessão familiar, e outra com cases de sucesso. 

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável. 

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Assessoria

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube