Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Controle da doença garante qualidade de vida para hemofilicos

16 abr 2019 12:17:00

| Saúde

Controle da doença garante qualidade de vida para hemofilicos

Nesta quarta-feira (17) é comemorado o dia mundial da Hemofilia, uma doença que apesar de rara acomete 12 mil brasileiros, colocando o país, na 4ª colocação em pacientes diagnosticados, dos 350 mil existentes em todo o mundo.

A data foi criada para conscientizar a população sobre os sintomas e explicar que a hemofilia é uma doença que atinge quase exclusivamente homens, além de ser genético-hereditária. Existem dois tipos: tipo A, causada pela deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a tipo B, por falta de fator IX. 

Estima-se que em cerca de 70% dos casos confirmados há uma história familiar, mas em 30% das ocorrências, a doença é espontânea, ou seja, causada por uma mutação genética.

“Muitas vezes as mulheres são as portadoras da alteração genética e transmitem para os filhos, que manifestam a enfermidade”, explica a hematologista Dra. Maria do Carmo Favarin. “Ao perceber os sinais clínicos, o especialista solicita exames de sangue para confirmar a doença por meio da dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea”, detalha.

CARACTERÍSTICAS

A doença é caracterizada por sangramentos que se repetem espontaneamente, principalmente nos casos graves e moderados. Essas hemorragias, intramusculares ou intra-articulares, se não controladas podem desgastar as cartilagens e provocar lesões ósseas.

 “Os principais sintomas da doença são dores fortes, aumento de volume da articulação acometida e dificuldade de realização de certos movimentos. Em geral as articulações mais comprometidas costumam ser dos joelhos, tornozelos e cotovelos”, pontua a hematologista. “Já nos quadros leves, o sangramento pode acontecer em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas”, completa.

As medicações são fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas gratuitamente pelos Hemocentros. “Quanto mais cedo for iniciado o tratamento menores as sequelas causadas pelos sangramentos. Atualmente o recomendado é a profilaxia primária, ou seja, a infusão dos fatores logo após o primeiro sangramento para prevenir hemorragias posteriores e evitar a lesão articular. Por isso é fundamental o acompanhamento médico”, alerta a médica.

Fonte: Correio Do Estado 

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube