Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Crescimento de 5,2% nas vendas coloca MS em destaque nacional

11 abr 2019 11:49:00

| Economia

Crescimento de 5,2% nas vendas coloca MS em destaque nacional

O comércio de Mato Grosso do Sul obteve 5,2% de aumento, no volume de vendas formalizadas em fevereiro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2018. Em termos de receita nominal, o índice é ainda melhor, 9,5%, enquanto que a média brasileira foi de 7,5%. 

A informação foi divulgada nesta terça-feira (9), pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas regional também foi maior do que média nacional, 3,9%. 

De acordo com a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, sobre os dados nacionais, o destaque ficou por conta do segmento de tecidos, vestuários e calçados. Em seguida estão: móveis, eletrodomésticos, veículos e material de construção. 

“Estes segmentos não registraram aumento apenas em termos de receita nominal, mas em volume de vendas também. Materiais de construção, em termos de volume, o aumento em relação a fevereiro de 2018 é de 9,3%. Já o segmento de veículos registrou aumento de 19,4% para o mesmo período. São valores bem expressivos e que provavelmente também foram os responsáveis pelo desempenho no Estado”, detalha.

A explicação para os aumentos significativos, segundo Daniela, pode estar relacionada à melhora da intenção de consumo das famílias, no início do ano, que apontou um aumento na intenção de compras de bens duráveis pelas famílias campo-grandenses. “Estamos com bons indícios da recuperação da economia e esses números mostram isso”, argumenta.

O volume de vendas é o índice que realmente aponta se houve melhora no setor, pois demonstra um aumento real de compras, por se referir a unidades físicas. Já a receita nominal pode sofrer influência da inflação, que faz com que ela aumente.

“Observamos que a pesquisa trouxe um cenário mais otimista para o comércio no Brasil e no Estado. Esses índices se baseiam tanto nas condições atuais, quanto nas perspectivas futuras, e isso significa que a intenção de consumo melhorou, que está sendo transformada em uma demanda efetiva. Os números do emprego também são significativos e os empresários estão mais confiantes, tudo isso é muito importante para a nossa economia”, afirma o presidente da  Fecomércio-MS, Edison Araújo.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube