Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Em evento nacional, Reinaldo Azambuja destaca medidas de controle e transparência

30 nov 2018 00:00:00

| Política

Em evento nacional, Reinaldo Azambuja destaca medidas de controle e transparência

Na abertura do seminário “O Controle e a Administração Pública” e da “29ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci”, o governador Reinaldo Azambuja destacou nesta quinta-feira (29.11) as medidas e ações para aumentar o controle dos gastos e aumentar a transparências das ações. O evento, que acontece pela primeira vez na capital sul-mato-grossense, tem como palco o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Ele apresentou um panorama das ações realizadas durante o primeiro mandato como a criação, em 2016, da Controladoria-Geral do Estado, que fiscaliza os atos das secretarias, a implantação da Lei de Combate à Corrupção e do Fundo de Combate à Corrupção e a nota máxima alcançada em transparência. Ele também falou do financiamento internacional Profisco II para aumentar a eficiência e o controle das compras governamentais e conseguir investir melhor no que é prioridade para melhorar a vida das pessoas.

“Recentemente assinamos com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, um financiamento que tem muito a ver com o momento, melhorar o perfil da gestão em eixos principalmente estratégicos. Não é só olhando a receita, mas principalmente a despesa, e através da economia disso transformar em investimentos em saúde, educação, segurança e desenvolvimento. São quase R$ 173 milhões para implementar uma teia que passa pelo controle, gestão e melhorar compras governamentais”, disse.

O governador lembrou que Mato Grosso do Sul saltou da lanterninha em transparência (nota 1,4) no ranking dos órgãos de controle para a nota 10. Entre os responsáveis pela avaliação estão a Advocacia Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). Hoje, qualquer cidadão pode acessar do computador de casa quanto o Governo do Estado arrecada e como gasta. Basta entrar no Portal da Transparência. Sem precisar fazer qualquer tipo de cadastro e sem burocracia, é possível consultar contratos, licitações, despesas, receitas, repasses, convênios e os salários de cada um dos servidores.

O governador lembrou que MS saltou da lanterninha em transparência (nota 1,4), no ranking dos órgãos de controle, para a nota 10.

Além do Portal, o Governo Reinaldo Azambuja também mantém canais de diálogo permanentes com o cidadão e criou o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), oferecido nos formatos presencial e eletrônico. Por meio desse instrumento, é possível tirar qualquer dúvida a respeito do Governo.

Também participaram da abertura da reunião técnica o presidente do Conaci, Álvaro Fakredin, que é contador e auditor-geral do estado do Rio Grande do Sul (Cage/RS); controlador-geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE/MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda; controlador-geral do Município de Campo Grande (CGM/Campo Grande), Luiz Afonso de Freitas Gonçalves; superintendente da Controladoria Geral da União, José Paulo Barbieri; e o professor doutor e ex-ministro da CGU (2015) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (2015/2016), Valdir Moysés Simão, entre outros representantes dos órgãos de controle interno das esferas federal, estadual e municipal. 

Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube