Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Em MS, câncer de próstata já matou 120 homens apenas durante 2017

02 dez 2017 15:23:00

| Saúde

Em MS, câncer de próstata já matou 120 homens apenas durante 2017

O câncer de próstata é o segundo tumor que mais mata os homens no Brasil e, em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) resultou na morte de 120 homens. Conforme a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), a maior parte da população masculina, na faixa etária de risco, nunca passou por uma consulta com um urologista.

"Temos dificuldade de acesso aos homens, principalmente na questão da conscientização da população, já que existe um preconceito, um mito em torno do exame de toque retal. A maior parte da população masculina nunca procurou um médico se quer", frisa o presidente da SBU-MS, o médico urologista João Juveniz.

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, localizada abaixo da bexiga, atrás da púbis e à frente do reto. Conforme o urologista, a próstata, juntamente com outras duas glândulas, conhecidas como vesículas seminais, produz grande parte do sêmen, fluído orgânico produzido pelos homens.

Por circundar a posição inicial da uretra, a próstata também faz parte do sistema urinário. A partir dos 45 anos todos os homens devem fazer os exames preventivos para detectar qualquer alteração na próstata.

Segundo o médico, para homens que já possuem fatores de risco, como antecedentes de câncer de próstata ou de mama na família e homens da raça negra, os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.

"Alguns homens possuem fatores que predispõem a doença", afirma. A alteração mais comum da próstata é a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) e alguns sintomas mostram que algo precisa ser investigado.

“Entre os sintomas estão dificuldade para urinar, ardência para urinar, aumento das micções noturnas e gotejamentos após as micções", completa Juveniz, que indica ainda que no caso dos tumores malignos os sintomas podem não aparecer no início.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), são estimados, por ano, cerca de 1,1 mil novos casos da doença em Mato Grosso do Sul para cada 100 mil habitantes. "Mas sabemos que 90% dos casos de câncer de próstata diagnosticados no início apresentam chances de cura. Por isso, os exames preventivos tornam-se imprescindíveis".

Fonte: Campo Grande News

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube