Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Em presídio de Nova Andradina, detentos transformam bicicletas apreendidas em cadeiras de rodas

05 jul 2019 18:26:00

| Cidades

Em presídio de Nova Andradina, detentos transformam bicicletas apreendidas em cadeiras de rodas

Nas mãos de reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina, bicicletas apreendidas pela Justiça estão sendo transformadas  em cadeiras de rodas, proporcionando acessibilidade e a liberdade da locomoção a quem realmente precisa.

O projeto “Liberdade sobre Rodas” é desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e o Conselho da Comunidade de Nova Andradina. Ao todo, cinco internos participam da iniciativa que tem como objetivo oportunizar ocupação produtiva e capacitação aos apenados, além de beneficiar instituições como asilos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, hospitais e Rotary Club.

Para a realização dos trabalhos, os participantes estão recebendo orientação técnica de um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, com ensinamentos sobre manuseio das ferramentas, reutilização das peças e métodos necessários para a montagem das cadeiras de rodas. Unindo teoria e prática, o curso terá duração de 20 horas/aula.

Conforme o diretor da unidade penal, Edir Rubens Queiroz Campos, após a capacitação os internos estarão aptos a desenvolver os trabalhos, que serão organizados de forma específica. “Cada trabalhador será responsável por uma atividade, como se fosse uma fábrica com trabalhos em série, dessa forma, podemos intensificar a confecção, profissionalizar a mão de obra e identificar possíveis erros de produção”, explicou.

Em média, para fabricar uma cadeira de rodas são necessárias três bicicletas. “Atualmente, recebemos a doação de aproximadamente 230 bicicletas e planejamos produzir uma cadeira de rodas por semana, com isso será possível atender muitas organizações comunitárias locais”, complementou Edir, explicando que essas bicicletas, muitas em péssimo estado e sucateadas, ficavam ocupando espaço no pátio da Delegacia da Polícia Civil local, o que acaba resolvendo também um outro problema.

Os internos que trabalham na confecção das cadeiras são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos para cada três dias trabalhados. Além disso, o trabalho oferece uma nova especialização aos trabalhadores, ajudando na inserção ao mercado de trabalho, que geralmente é dificultada pelo preconceito da sociedade.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a instituição desenvolve diversos projetos sociais junto à população carcerária do estado que atendem diretamente à população carente. “Dentre as iniciativas que utiliza mão de obra prisional temos a reforma de escolas, fabricação de brinquedos, confecção de perucas para pessoas com câncer, hortas sociais, entre outros, o que tem contribuído muito para a reintegração social dos apenados”, destacou.

Corumbá

A fabricação de cadeiras de rodas por detentos também gera inclusão dentro e fora do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá. Nesse projeto, que existe há cerca de um ano, são feitas, ainda, bicicletas funcionais, coordenadas pelas mãos, abrangendo outro público com necessidades especiais.

O objetivo é atender pessoas com deficiência que não têm condições de pagar pelo benefício – já que o custo de uma cadeira de rodas pode variar entre R$ 1,5 mil a R$ 10 mil – refletindo em qualidade de vida para elas.

Assim como o “Liberdade sobre Rodas” e a fabricação de cadeiras de rodas em Corumbá, as atividades laborais desenvolvidas em presídios de Mato Grosso do Sul são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão do Trabalho.

Texto: Tatyane Santinoni e Keila Oliveira.

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube