Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Em reunião com Secretaria Especial de Saúde Indígena, Paulo Corrêa destaca apoio de deputados

09 mai 2019 18:44:00

| Assembleia Legislativa

Em reunião com Secretaria Especial de Saúde Indígena, Paulo Corrêa destaca apoio de deputados

A coordenadora da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Silvia Nobre Waiãpi, foi recebida na manhã desta terça-feira (30) pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), no gabinete da presidência. A visita contou com a participação dos deputados Felipe Orro (PSDB), Antônio Vaz (PRB), Evander Vendramini (PP) e, ainda, com o coordenador da Sesai em Campo Grande, o indígena Fernando Souza.

O deputado Paulo Corrêa parabenizou a coordenadora e mencionou a importância de Silvia ocupar o cargo na Secretaria, sendo indígena e mulher, e afirmou que as portas da ALMS estão abertas para parcerias em prol da saúde da população indígena. “Nós temos uma preocupação com a garantia dos direitos básicos dos indígenas e nesta casa temos parlamentares de todas as regiões do Estado que se atentam a essa questão”, comentou Corrêa.

Silvia assumiu a coordenação nacional da Sesai no dia 24 de abril, segundo ela, um dos objetivos da nova gestão é a transparência. “Pretendemos melhorar a fiscalização para combater a corrupção e melhorar os atendimentos com os recursos sendo destinados da forma correta”, afirmou Silvia.

Conforme o coordenador da Sesai em Campo Grande, Fernando Souza, o estado de Mato Grosso do Sul possui 81 mil indígenas distribuídos em 32 municípios. Ele afirma que para atendê-los, a Sesai conta atualmente com 760 profissionais, sendo que 65% deles são indígenas. “Precisamos de mais profissionais, mais psicólogos e assistentes sociais. Nos últimos 20 anos, cerca de 900 indígenas foram vítimas de suicídio”, alertou.

O coordenador destacou também que do total de mortes de indígenas em Mato Grosso do Sul, 25% apresentam causa violenta. A intenção da Sesai, segundo Silvia e Souza, é fortalecer vínculos com as instituições públicas, a fim de promover com mais efetividade à saúde dos povos indígenas.

Texto: Ana Maria Assis

Foto: Luiz Carlos Junior

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube