Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Enfermeira Nayara Niz Barcelos: A importância do Pré – Natal correto

01 dez 2018 12:12:00

| Colunista em Foco

Enfermeira Nayara Niz Barcelos: A importância do Pré – Natal correto

A gravidez é um período de diversas mudanças físicas e emocionais para a mulher.  Tudo que a futura mamãe faz ou deixa de fazer durante a gestação tem grande influência na saúde do bebê. Segundo o Ministério da Saúde o pré - natal tem papel fundamental na prevenção e detecção precoce de doenças maternas e fetais. Recentemente vem sendo incorporado o pré-natal do parceiro, onde o futuro papai realiza os exames necessários para manter a saúde em dia e detectar doenças que podem oferecer risco a parceira como as DST’S (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O PHPN (Programa de Humanização no Pré – Natal e Nascimento) desenvolvido pelo Ministério da Saúde, recomenda que o número de consultas pré – natal durante a gestação seja no MÍNIMO seis, sendo elas preferencialmente uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre  e três durante o terceiro trimestre.  A maior freqüência de visitas durante o período final da gestação ocorre visando a avaliação e o risco de intercorrências mais comuns durante a reta final.

O acompanhamento com o médico poderá iniciar antes mesmo da concepção ou logo após a descoberta da gravidez. Isso dará a possibilidade de detectar disfunções que poderão evoluir de forma silenciosa no organismo como a diabetes gestacional, DST’s (HIV e sífilis) e entre outras que se não tratadas a tempo, prejudicarão a saúde do binômio mãe/bebê. É possível identificar também algumas má-formações que permitem o tratamento intra  útero  e que poderá proporcionar uma vida normal ao recém – nascido. As idas periódicas permitem monitorar todo o quadro gestacional e até mesmo uma evolução para uma gestação de risco.

Durante todo o pré- natal as gestantes recebem orientações de como manter uma alimentação saudável, a prática de atividade físicas e da importância de evitar o uso de  álcool, fumo  e outras drogas.   Além de cuidar da saúde física o profissional deve estar atento com a saúde emocional da gestante, que por muitas vezes se encontra fragilizada devido a todas as mudanças que o período pode trazer. A humanização da assistência deverá começar desde a primeira consulta.  A gestante e sua família precisam se sentir seguros e acolhidos pela equipe. Isso sem dúvida fará toda a diferença durante a gravidez, parto e puerpério!

Enfª Nayara Niz Barcelos

Coord. Saúde da Mulher

COREN - MS 444.392

Referências:

Biblioteca Virtual em Saúde disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pre-natal_puerperio_atencao_humanizada.pdf

Acesso em 30 de novembro de 2018.

Biblioteca Virtual em Saúde disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf

Acesso em 30 de novembro de 2018.

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube