Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Entrevista em Foco: Saiba tudo sobre o medo de dirigir e como vencê-lo.

19 jan 2015 22:45:00

| Entrevista em Foco

Entrevista em Foco: Saiba tudo sobre o medo de dirigir e como vencê-lo.

Maracaju em Foco: Se apresente para nossos leitores.

Meu nome é Tony Quadros, sou Psicólogo devidamente registrado CRP 14/06059 – 0, atualmente sou Pós Graduando em Psicologia do Trânsito e possuo experiência como instrutor de trânsito há 15 anos.

Maracaju em Foco: Na sua visão, como profissional atuante nesta área tão delicada para muitos homens e mulheres, por que muitas pessoas não procuram ajuda para vencer o medo de dirigir?

Resposta: Primeiramente pelo fato da pessoa já possuir o documento de habilitação à deixa um pouco constrangida em assumir que ainda necessita praticar a direção, devido a pouca experiência adquirida no centro de formação, onde que apesar de inúmeras aulas, não consegue vivenciar todo cotidiano do trânsito, e assim o condutor recém-formado tem certo receio em conduzir o veiculo sozinho, sem a presença daquela pessoa que passa segurança a ele.

A outra questão se da pela pouca divulgação ou pela falta de informação da existência deste tipo de serviços, prestado por um profissional gabaritado, ou também por pensarem que este treinamento seja de alto custo, questão esta que depende muito do numero de aulas que o contratante necessitar, que custam R$ 35,00 a hora aula, sem numero mínimo ou máximo, e que são desenvolvidas no próprio veiculo do contratante, fazendo assim a ponte entre o veiculo do centro de formação que muitas vezes é de uma potencia inferior, ao veiculo particular da pessoa.

Maracaju em Foco: Em qual etapa da vida é predominante o surgimento do medo de dirigir?

Resposta: Não podemos quantificar uma idade certa ou período, isso pode ser desencadeado por diversos fatores, como traumas causados por  acidentes  vivenciados (In loco), por perca de familiares ou entes queridos em acidentes de trânsito, pelas fobias sócias, (Agorafobia), ou também se da na experiência no próprio dia do exame prático para a aquisição da C.N.H (Carteira Nacional de habilitação) onde o candidato é passado por um forte estresse juntamente com a ansiedade e também a frustração durante a realização do exame prático.

Maracaju em Foco: Quais são os principais sintomas que a pessoa que possui o medo de dirigir irá ter?

Resposta: Ao entrar no veiculo e sentar no banco do motorista, a pessoa sente palpitações, taquicardia, sudorese e tremores, podendo ter ataques de histeria chegando ate em casos mais graves em situação de choro.

Há também casos onde ao simples fato de segurar as chaves do veiculo a pessoa já desenvolve esses sintomas, sem ao menos entrar no veiculo.

Maracaju em Foco: Na sua visão, quais são as implicações sociais que a pessoa que tem medo de dirigir enfrenta?

Resposta:  Como vivemos em uma cidade relativamente pequena, as implicações locais não são muito relevantes, a pessoa se restringe em se locomover de bicicleta ou a pé, ou se torna refém de amigos ou familiares para a sua locomoção, mas vendo a situação em um parâmetro global e de desenvolvimento pessoal,  a pessoa fica restrita e tem dificuldades em percorrer grandes distancias em curtos espaços de tempo, tendo dificuldades para cumprir compromissos, onde somente um veiculo particular pode suprir essa necessidade, e também no ponto de vista  profissional , a falta do documento de habilitação causa muitas vezes uma problemática no momento da contratação desta pessoa.

Maracaju em Foco: Qual o perfil da maioria das pessoas que possui medo de dirigir? (sexo, faixa etária e etc)

Resposta: Não podemos distinguir a questão do sexo e nem tão pouco a da idade em relação ao desenvolvimento da fobia de trânsito, como já disse anteriormente a fobia é desencadeada na maioria das vezes por uma situação chamada de “gatilho”, como por exemplo, um trauma sofrido pela pessoa ou por algum ente querido, que após o acontecimento se desenvolve o medo de dirigir ou de também se envolver em algum tipo de acidente fatal, mas podemos dizer sem quaisquer intuitos discriminatórios ou preconceituosos, que a maioria das pessoas que possuem algum problema para o desenvolvimento da técnica da direção, são do sexo feminino e a idade se da naquela onde inicia o processo de aprendizagem, por volta dos 18 anos, já  os do sexo masculino possuem uma certa vantagem, são providos de uma dose a mais de agressividade, ousadia e até mesmo pela  questão cultural ou da própria necessidade , onde o pai na maioria das vezes o apoia, encoraja  e o incentiva mais, para o inicio do processo de aprendizado.

Maracaju em Foco: Como a psicologia, aliada ao treinamento prático pode auxiliar na redução ou perca total do medo de dirigir?

Resposta: Apenas força de vontade não é suficiente para superar o medo de dirigir, por isto, muitas tentativas são frustradas. É preciso descobrir primeiramente como se está conduzindo a própia vida, para depois conseguir conduzir um carro. Quais são os pensamentos a respeito de fracasso, da opinião do outro, pois geralmente quem tem fobia tende a ser muito exigente consigo próprio, e quer fazer tudo muito bem feito. Percebe-se o desejo de dirigir como nos motoristas mais experientes, mas geralmente a pessoa com medo não se permite o aprendizado através dos erros, por isso, o apoio terapêutico torna-se indispensável. E assim discutindo sobre nossos “monstros “ os deixamos cada vez menores, desta forma, através da terapia vinculada a pratica segura de direção, a pessoa se sente cada vez mais segura e capaz de desenvolver tal tarefa.

Maracaju em Foco: Quais as recomendações / dicas para enfrentar o medo de dirigir?

Resposta: após o diagnostico desta fobia, ainda na idade da aquisição do documento de habilitação, o ideal seria expor a problemática ao centro de formação, para que o mesmo destine um instrutor que seja mais capacitado e paciente na função que alem de transmitir os conceitos de trânsito seguro e também as praticas da direção veicular, possa trabalhar a autoconfiança do aprendiz e assim  tentar superar este medo.

Já no caso da pessoa ser habilitada a mais tempo e não possuir vinculo com um centro de formação, ou por não praticar a direção a muito tempo, o ideal é que procure ajuda especializada onde possa desenvolver técnicas mais elaboradas e defensivas com a finalidade de se tornar mais auto confiante.

Lembrando que muitas vezes o auxilio de pais, cônjuges ou parentes ao invés de ajudar acabam que potencializando este medo, pela utilização de métodos errôneos e agressivos ou por menosprezarem a situação de pânico a qual a pessoa possui com este tipo de fobia.

Maracaju em Foco: Deixe sua mensagem final ao leitor que se identificou com as causas citadas e enfrenta o medo de dirigir.

Resposta: Primeiramente você não esta sozinho, no mundo em cada 100 pessoas, 6 possuem medo de dirigir, e no Brasil 70 % daquelas que apresentam esse temor são mulheres, não se sinta envergonhado em ser diagnosticado com esta fobia, na realidade quase todo mundo possui uma ou outra neurose, algum tipo de medo ou temor.

Devemos nos preocupar e procurar ajuda especializada, a partir do momento em que este medo ou neurose acaba que interferindo do dia a dia da pessoa, a privando de locais, pessoas ou coisas, como por exemplo, esta fobia a qual estamos falando.

Uma questão de curiosidade:

Desenvolvido no final do Século XVIII por Karl Benz e produzido em larga escala a partir do Século XXI pelo visionário Henry Ford, ele próprio profetizou que de tão complexa a “Máquina” seria, que em todo o mundo apenas 1.000.000 (um milhão) de pessoas seriam capazes de conduzi-las, previsão esta que não se concretizou, hoje em todo o mundo existem mais de 1.000.000.000 (um bilhão) de motoristas.

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube