Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Esteticista e Cosmetóloga Karolina Cantowich: Acne Vulgar.

24 jul 2017 18:44:00

| Colunista em Foco

Esteticista e Cosmetóloga Karolina Cantowich: Acne Vulgar.

A acne vulgar é uma doença crônica, multifatorial e inflamatória da unidade pilossebácea (região interna da pele em torno dos pelos). Ocorre em razão da produção anormal de sebo que leva a obstrução dos poros da pele e gera o comedão. Tal processo fica exposto às bactérias anaeróbicas, como a Propionibacterium acnes (causadora da acne). Essas bactérias transformam os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos – que irritam a parede do folículo. Além disso, o fator hormonal, genético, e hiperqueratinização folicular (causando obstrução do orifício folicular) contribuem para o surgimento da acne (Figura 1).  

A acne vulgar é classificada de duas formas: acne não inflamatória e acne inflamatória. A acne não inflamatória tem presença de comedões abertos e fechados, popularmente chamados de “cravo”, sem quadro inflamatório (Figura 2 ). Enquanto que a acne inflamatória apresenta lesões inflamadas, como pápulas, pústulas, cistos e nódulos (Figura 3 e 4). Nessas áreas a quantidade de glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo é maior.

Para prevenir o aparecimento da acne, é fundamental controlar a oleosidade e promover a renovação celular da pele. A forma mais simples e eficiente é através da higienização, esfoliação, e tonificação adequada, além da utilização do protetor solar. Para isso, é necessário utilizar os cosméticos com ativos específicos para o controle da oleosidade, bem como tratar adequadamente a pele que já possui acne.

Alguns hábitos também podem ajudar como evitar esfregar com muita força ou lavar excessivamente a área para não causar o efeito contrário, lavar os cabelos com frequência e evitar utilizar produtos muito oleosos para que isso não influencie na oleosidade do rosto, evitar tocar o rosto com frequência ou encostá-lo em objetos, evitar a exposição da pele a óleos e outros produtos químicos e evitar maquiagens oleosas.

Além disso, não é recomendado tentar espremer a acne, isso causa irritação, podendo propagar a infecção para camadas inferiores da pele, causando cicatrizes permanentes. Procure um profissional apto para cuidar da sua pele com responsabilidade, e lhe orientar os tratamentos e cosméticos adequados para a acne.

Esteticista e Cosmetóloga Karolina Cantowich
Contato: (67) 9 9926-6858
Atendendo no Espaço Maria Bonita.

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube