Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Esteticista e Cosmetóloga Karolina Cantowich: Discromias (Manchas)

27 ago 2017 12:47:00

| Colunista em Foco

Esteticista e Cosmetóloga Karolina Cantowich: Discromias (Manchas)

Esteticista e Cosmetóloga Karolina Cantowich - Foto: Studio Sollar

A melanina é um pigmento, que tem como principal função proteger o DNA da ação danosa da radiação solar, absorvendo e difundindo os raios ultravioletas (UV). As discromias, conhecidas como “manchas” são alterações da pigmentação da pele causadas por disfunções na produção ou na distribuição de melanina pela pele. As manchas de pele podem ser causadas por fatores de fundo emocional, hormonal, medicamentoso, cosmético ou solar. Sendo o principal fator desencadeador das discromias, a radiação solar, e dividem-se em:          

  • Acromias: ausência total de melanina (Figura 1).


Figura 1: Acromia- Albinismo. Fonte: Imagem retirada da Internet.

  • Hipocromias: diminuição da produção de melanina (Figura 2 e 3).


Figura 2: Hipocromia- Vitiligo. Fonte: Internet.


Figura 3: Hipocromia- Vitiligo nas mãos. Fonte: Internet.

  • Hipercromias: aumento da produção de melanina.

A discromia que mais tem procura por tratamento é a hipercromia, que consiste em uma produção excessiva de melanina, normalmente uma superfície limitada, uma coloração mais escura que o restante tom de pele. Esta coloração pode ser resultado de fatores externos como a exposição solar excessiva, traumas na superfície cutânea (feridas) ou até mesmo a utilização de certos medicamentos, tais como os contraceptivos orais. Em relação aos fatores internos, estes podem ser de natureza genética, distúrbios endócrinos (hormonais) ou até características raciais.

Melasma

É uma hipercromia, que corresponde à cor marrom escuro que afeta frequentemente mulheres grávidas, pessoas com predisposição genética ou que usam anticoncepcionais (estrógeno). Pode ocorrer com menos frequência em homens ou mulheres sem distúrbios endócrinos (hormonais). Essas manchas pigmentadas, em tom castanho, desenvolvem se e aumentam de intensidade com a exposição solar que é estimulante da formação de melanina. Geralmente se localiza em áreas como a região centro facial, mentoniana (queixo), buço, malar (bochechas), orbicular de olho (acima das sobrancelhas) e até mesmo em todo o rosto. Pode ser tratado com aplicação local de ácidos e despigmentantes indicados por um profissional da área, sendo fundamental o uso de protetores solares durante e após o tratamento estético (Figura 4).


Figura 4: Hipercromia- Melasma. Fonte: Internet.

Hipercromia Pós Inflamatória

São hipercromias causadas após um processo inflamatório tais como queimaduras ou processo inflamatório. Estão mais ligadas ao tipo de agressão que ao grau de inflamação. Como em picada de insetos, acne (espinhas) depilação, ou até mesmo com o uso incorreto de Laser e Luz Intensa Pulsada. Ocorre com maior frequência em peles escuras e negras (Figura 5 e 6).


Figura 5: Hipercromia- Pós inflamatória de Acne. Fonte: Internet.


Figura 6: Hipercromia- Pós inflamatória, causada pelo uso incorreto de laser. Fonte: Internet.

Efélides

Efélides ou sardas da cor ruiva é uma hipercromia, pequenas manchas planas, que possuem cor castanho-claras, que aparecem na infância após exposição solar, e aumentam em exposição aos raios ultravioletas, distribuídas no rosto e nas partes descobertas do corpo. Tem frequentemente caráter hereditário, aparecendo em particular em indivíduos ruivos ou em peles mais claras. No entanto, pode aparecer em alguns indivíduos devido à exposição solar em excesso sem a utilização de protetor solar (Figura 7).


Figura 7: Hipercromia - Efélides (Sardas). Fonte: Internet.

Esteticista e Cosmetóloga Karolina Cantowich

Para mais informações (67) 9 9926-6858

Atendendo no Espaço Maria Bonita

Estética com responsabilidade! 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube