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Fisioterapeuta Daiane Lemes Tavares: Pilates Consciência Corporal e condicionamento físico em gestantes.

15 de maio de 2018 - 15:08 | Colunista em Foco

Maracaju em Foco - Notícias - Fisioterapeuta Daiane Lemes Tavares: Pilates Consciência Corporal e condicionamento físico em gestantes.

Durante a gestação a mulher passa por inúmeras mudanças físicas e fisiológicas para desenvolvimento do feto, alterações musculoesqueléticas também ocorrem para reorganizar e adaptar o corpo a essa nova fase. As principais queixas durante a gestação são dores em região lombar e em assoalho pélvico, isso por mudanças posturais compensatórias, que modificam o centro de gravidade corporal que agora durante a gravidez tende a deslocar-se para frente devido ao crescimento do feto dentro do útero, do abdome e também pelo aumento das mamas. O corpo então se projeta para trás a fim de compensar o peso e isso tem como conseqüência uma dor lombar (lordose), e dores em assoalho pélvico, por fraqueza muscular e pouca flexibilidade.

O cansaço e fadiga também são fatores que podem surgir durante a gestação, por um aumento no volume sanguíneo e nas mamas, o coração precisa bombear mais sangue para todo o corpo da gestante, placenta e pelo corpo do bebê, ou seja, a mulher necessita de um bom condicionamento físico.É necessário um preparo para o corpo se adaptar com o aumento gradativo de peso e volume. Lembrando que o bom estado físico facilita o parto.Por isso, é cada vez mais frequente a busca por atividades que traga bem estar físico e proporcione melhora na qualidade de vida durante o período gestacional.

Joseph Hubertus Pilates quando criou o método buscava um treinamento físico e mental que pudesse ser usado tanto para condicionamento quanto para a prevenção e reabilitação.O Pilates se difere de outras atividades físicas por englobar exercícios de fortalecimento, alongamento, mobilização articular e estabilização, na qual um exercício trabalha vários grupos musculares associados e não cadeias musculares isoladas. Além de buscar a completa harmonia entre corpo e mente, o individuo executa os exercícios de forma concentrada, com movimentos fluidos de controle e precisão, com exercícios de baixo impacto, sempre associado ao controle respiratório.

Seus benefícios são: aumento da força muscular, melhora da concentração, equilíbrio, coordenação, aumento da flexibilidade, e bem estar emocional. Auxiliando as mamães desde o inicio da gestação até o puerpério, proporcionando uma melhora na qualidade de vida durante este processo. 

Os exercícios podem ser realizados em solo, na qual se utiliza do peso corporal, da força da gravidade como resistência, assim como podem ser acrescentados acessórios como a bola suíça, arco flexível, bosu, faixa elástica ,stepbarrel, rolinho e caneleiras. Existem quatro aparelhos clássicos sendo eles:Cadillac ou Trapézio, LadderBarrel, Reformer, e Cadeira StepChair, os exercícios realizados nos aparelhos utilizam-se de molas para resistência ou para auxiliar o movimento dependendo da sua colocação. Cada movimento do método original tem mais de 500 variações, portanto as aulas são sempre diversificadas.

No entanto, os exercícios devem ser realizados com cautela, o Fisioterapeuta é o profissional apto, pois conhecemos a fisiologia gestacional, os riscos e os benefícios de cada exercício, assim como melhor adaptá-los para cada gestante. Realizamos uma avaliação detalhada, tanto de forma estática quanto de forma dinâmica em todas as posições, justamente para elaborar uma proposta de exercícios adequada para este público.

Daiane Lemes Tavares – Fisioterapeuta / Instrutora de Pilates – CREFITO 13/ 254829-F

Clínica Corpo & Movimento” Saúde e Estética “

Contato: (67) 3454-7552 ou 99829-9858

Email: movimentese.mju@outlook.com


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O cansaço e fadiga também são fatores que podem surgir durante a gestação, por um aumento no volume sanguíneo e nas mamas, o coração precisa bombear mais sangue para todo o corpo da gestante, placenta e pelo corpo do bebê, ou seja, a mulher necessita de um bom condicionamento físico.É necessário um preparo para o corpo se adaptar com o aumento gradativo de peso e volume. Lembrando que o bom estado físico facilita o parto.Por isso, é cada vez mais frequente a busca por atividades que traga bem estar físico e proporcione melhora na qualidade de vida durante o período gestacional.

Joseph Hubertus Pilates quando criou o método buscava um treinamento físico e mental que pudesse ser usado tanto para condicionamento quanto para a prevenção e reabilitação.O Pilates se difere de outras atividades físicas por englobar exercícios de fortalecimento, alongamento, mobilização articular e estabilização, na qual um exercício trabalha vários grupos musculares associados e não cadeias musculares isoladas. Além de buscar a completa harmonia entre corpo e mente, o individuo executa os exercícios de forma concentrada, com movimentos fluidos de controle e precisão, com exercícios de baixo impacto, sempre associado ao controle respiratório.

Seus benefícios são: aumento da força muscular, melhora da concentração, equilíbrio, coordenação, aumento da flexibilidade, e bem estar emocional. Auxiliando as mamães desde o inicio da gestação até o puerpério, proporcionando uma melhora na qualidade de vida durante este processo. 

Os exercícios podem ser realizados em solo, na qual se utiliza do peso corporal, da força da gravidade como resistência, assim como podem ser acrescentados acessórios como a bola suíça, arco flexível, bosu, faixa elástica ,stepbarrel, rolinho e caneleiras. Existem quatro aparelhos clássicos sendo eles:Cadillac ou Trapézio, LadderBarrel, Reformer, e Cadeira StepChair, os exercícios realizados nos aparelhos utilizam-se de molas para resistência ou para auxiliar o movimento dependendo da sua colocação. Cada movimento do método original tem mais de 500 variações, portanto as aulas são sempre diversificadas.

No entanto, os exercícios devem ser realizados com cautela, o Fisioterapeuta é o profissional apto, pois conhecemos a fisiologia gestacional, os riscos e os benefícios de cada exercício, assim como melhor adaptá-los para cada gestante. Realizamos uma avaliação detalhada, tanto de forma estática quanto de forma dinâmica em todas as posições, justamente para elaborar uma proposta de exercícios adequada para este público.

Daiane Lemes Tavares – Fisioterapeuta / Instrutora de Pilates – CREFITO 13/ 254829-F

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Contato: (67) 3454-7552 ou 99829-9858

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