Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Fisioterapeuta Elton Rojas Estival: A osteopatia para tratamento de pacientes com hérnia de disco e dor lombar.

25 abr 2018 13:51:00

| Colunista em Foco

Fisioterapeuta Elton Rojas Estival: A osteopatia para tratamento de pacientes com hérnia de disco e dor lombar.

É difícil conviver com dores pelo corpo ainda mais quando se trata de dores nas costas, considerando que nossa coluna é a sustentação para todo o corpo e nos ajuda em movimentos diversos. Muitos problemas estão associados às dores na coluna e, um dos mais comuns, são as hérnias de disco. Mais de cinco milhões de brasileiros sofrem com essa doença, segundo o IBGE, e ela ainda gera diversas dúvidas quanto ao diagnóstico.

É uma doença crônica, muito comum em pessoas acima de 40 anos e alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são: postura errada, falta de exercícios físicos, excesso de peso e até a alimentação inadequada. Porém, a boa notícia é que a grande maioria dos casos pode ser resolvida sem a necessidade de um procedimento cirúrgico.

A coluna vertebral é composta de vértebras e discos intervertebrais – que tem como função amortecer o impacto entre essas vértebras. A hérnia de disco ocorre quando este disco cartilaginoso e elástico se rompe, gerando uma inflamação que compromete as estruturas no canal vertebral (vasos e nervos). As Hérnias de disco lombares são as mais comuns e podem ser divididas em diferentes locais. Normalmente, existe um comprometimento do nervo ciático, o que gera sintomas de dor e formigamento nas pernas e nos pés.

Uma forma eficaz de tratamento é a Osteopatia. A técnica, aplicada pelo fisioterapeuta osteopata, busca organizar toda a coluna e identificar os locais que não estão realizando suas funções adequadas no corpo. Os problemas podem ocorrer por diversos motivos, como cicatrizes, problemas nas vísceras, no crânio e até nos pés. Equilibrando essas disfunções, muitas vezes é possível interromper a sobrecarga no local da dor – ou seja, a dor da hérnia de disco já será atenuada pelo reequilíbrio de outras áreas que estão sendo afetadas e causando sofrimento do corpo. Além disso, é possível realizar manobras diretamente no local da hérnia resultando na diminuição ou no fim dos sintomas.

Para identificar o tratamento mais adequado é preciso avaliar o tamanho da hérnia, seu posicionamento e como o corpo do paciente reage aos testes específicos, desta forma temos maiores chances de sucesso no tratamento. O diagnóstico osteopático busca os locais que estão gerando a sobrecarga naquele disco, possibilitando a capacidade do corpo de se auto curar, enquanto a maioria dos tratamentos para hérnia discal foca somente nos sintomas locais na coluna e o paciente continua com as dores constantes.

Elton Rojas Estival – Fisioterapeuta – CREFITO 13 – 126435-F

Clínica Corpo & Movimento “ Saúde e Estética”

Contato: (67) 3454-7552 ou 99829-9858

Email: movimentese.mju@outlook.com

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube