Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Fisioterapeuta Isabella Gonçalves - Podoposturologia: E o uso das palmilhas posturais como tratamento.

16 abr 2018 16:35:00

| Colunista em Foco

Fisioterapeuta Isabella Gonçalves - Podoposturologia: E o uso das palmilhas posturais como tratamento.

A podoposturologia  técnica, de origem francesa, é uma filosofia de diagnóstico e tratamento que tem como objetivo a busca do equilíbrio estático e dinâmico do corpo.

Esse equilíbrio pode ser entendido como um comportamento que  relaciona a informação sensorial e atividade motora, incluindo os componentes sensórios-motores e musculoesqueléticos envolvidos na busca de uma determinada postura auxilia na prevenção e no tratamento,tratamento esse através de palmilhas posturais.

A manutenção da postura é regida por um sistema bastante complexo. Envolve um conjunto de reflexos de natureza visual, proprioceptiva e vestibular que procuram regular com a máxima economia cada movimento  As informações sensoriais provenientes desses “captores” , assim denominadas as estruturas responsáveis por detectar informações internas (endorreceptores) e externas (exorreceptores), auxiliam o sistema nervoso central na realização dos ajustes posturais .

A podoposturologia tem como objetivo prevenir e tratar os transtornos da postura e do equilíbrio por intermédio dos receptores do pé(captores podais).

As palmilhas estimulam esses receptores do pé; informações essas necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica . Portanto, as palmilhas posturais estimulam os neurorreceptores  na região plantar e como resposta ocorre uma reprogramação postural.                                             

Indicação de uso das palmilhas posturais:

•Metatarsalgias;
•Fasceítes plantares;
• Esporão de calcâneo;
• Neuroma de Morton;
• Pé cavo e pé plano, pépronado (pé valgo) ou supinado (pé varo);
• Diferença de comprimento dos membros inferiores;
• Hálux valgo (joanete);
• Canelite;
• Pés diabéticos;
• Tendinites e entorses dos membros inferiores.
• Escolioses;
• Dores na coluna devido a problemas posturais

Conclusão:

Nosso corpo funciona de maneira que, precisamos estar com todos captores ajustados para que o corpo trabalhe de forma equilibrada, evitando o gasto energético excessivo, assim como hiperatividade muscular compensatória.
Por fim os pés que são um dos captor de ajuste postural, necessitam realizar compensações de forma constante de forma que o nosso corpo se mantenha equilibrado tanto parado quando em dinâmica.
A Podoposturologia vê o corpo humano de forma integrada, identificando a causa das lesões correlacionando as disfunções a cada captor de origem, contando com técnicas de, osteopatia e confecções de palmilhas para reabilitação do paciente.

Isabella Gonçalves

Corpo & Movimento

(67)3454-7552 (67) 99829-9858

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube