Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Governo inicia ciclo de capacitação sobre recuperação de áreas degradadas

24 mai 2018 12:24:00

| Rural em Foco

Governo inicia ciclo de capacitação sobre recuperação de áreas degradadas

Na próxima sexta-feira, 25, o governo do Estado inicia o programa de Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do rio Taquari com a realização de cursos direcionados a proprietários rurais. Ruralistas de Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste receberão conhecimentos sobre o manejo integrado de microbacias.

O primeiro curso acontece dia 25, em Coxim, na sede da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) do município, localizada na avenida Gaspar Reis Coelho, 529, bairro Flávio Garcia; e será ministrado por técnicos da Agraer e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), órgãos vinculados à Semagro, com duração de 8 horas. A participação é gratuita e ainda há vagas. Informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3318-5630 / 5662 / 5624, ou pelo email (educacaoambiental@imasul.ms.gov.br).

Conforme a programação, no período matutino haverá duas palestras: técnico da Agraer vai abordar a recuperação de áreas degradadas na Sub-Bacia Hidrográfica do rio Taquari – princípios básicos, legislação ambiental e técnicas; e o técnico do Imasul falará sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). No período da tarde o grupo faz atividade de campo com visita a áreas de recuperação do projeto Taquari.

Os demais cursos foram pré-agendados para os meses de julho e agosto de 2018, nas seguintes datas:

Pedro Gomes, 20 de julho;
Alcinópolis, 27 de julho;
Figueirão, 3 de agosto;
Camapuã, 10 de agosto;
São Gabriel do Oeste, 13 de agosto;
Rio Verde de Mato Grosso, 17 de agosto.
Os locais e a confirmação das datas serão divulgados no site do Imasul.

O Projeto

O projeto Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do rio Taquari visa a divulgação de informações e práticas ambientais sustentáveis e a capacitação de produtores rurais e de gestores públicos nos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Para alcançar os objetivos propostos foram planejadas quatro metas: 1. Articulação, Mobilização e Produção de Material para Capacitação Comunitária; 2. Capacitação para Recuperação de Áreas Degradadas da Sub-bacia do Rio Taquari; 3. Capacitação para Implantação da Rede de Viveiros na Sub-bacia do Rio Taquari; e 4. Seminário Final do Projeto.

A meta nº 3 foi realizada em 2017 por meio de um curso para a formação de mão de obra capacitada na coleta de sementes e produção de mudas como forma de apoio ao Viveiro de Mudas Florestais de São Gabriel do Oeste e ao desenvolvimento de atividades de recuperação de áreas degradadas. O curso teve a carga horária de 24 horas/aula e foi realizado no período de 24 a 26 de outubro no Viveiro de São Gabriel do Oeste, com apoio desta Prefeitura sendo ofertado para os gestores municipais de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, e contou com 24 participantes.

Além das atividades expostas, ainda está prevista a articulação e mobilização comunitária nos 11 municípios de atuação do projeto com a divulgação de materiais educativos e informativos (spots para rádio, cartilhas e revistas), e a realização de dois seminários que apresentarão os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e promoverão o debate para futuras ações. Os seminários serão realizados em Coxim e Corumbá em novembro de 2018.

Fonte: Correio Do Estado 

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube