Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Governo realiza live com destaque para o retorno das aulas remotas na REE

19 mai 2020 12:32:00

| Educação

Governo realiza live com destaque para o retorno das aulas remotas na REE

Em transmissão com cerca de uma hora de duração, participantes apresentaram algumas das novidades para o retorno das atividades virtuais e responderam questionamentos de internautas e jornalistas.

Campo Grande (MS) – A tarde desta segunda-feira (18.05) foi dedicada às novidades da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) para o retorno às aulas - com atividades remotas - a partir desta terça-feira (19.05). Durante cerca de uma hora, em mais uma live transmitida pelos perfis do Governo de MS nas redes sociais, diversas questões como avaliação, plataformas para estudos virtuais e o planejamento para a transmissão de conteúdos pela TV aberta foram trazidas ao público, além de respostas e comentários sobre temas levantados por internautas e jornalistas.

A iniciativa, realizada no último dia de recesso escolar da Rede Estadual, contou com a presença do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e da titular da Secretaria de Estado de Educação (SED), Cecilia Motta, ao lado dos superintendentes de Informação e Tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues, e de Políticas Educacionais, Helio Daher.

Responsável pela abertura da transmissão, Riedel falou sobre as primeiras medidas, ainda no mês de março, que resultaram na adoção das aulas remotas para a Rede Estadual. “Naquele momento, a interrogação do que seria a pandemia em MS era muito grande. Como ainda é e existem muitos pontos de dúvidas, porém, estruturamos um grupo multidisciplinar para fazer frente à toda essa discussão, em todas as áreas de governo, onde políticas públicas específicas foram adotadas. A SED, tomou a decisão, em conjunto com Governo, extremamente acertada, de não paralisar as aulas e optar pelas atividades remotas. Estamos colocando todas ferramentas tecnológicas possíveis para oferecer uma educação de qualidade neste momento delicado”, enfatizou.

Na última sexta-feira, dia 15 de maio, foi oficializada a prorrogação do período de suspensão das aulas presenciais em todas as 345 unidades escolares da REE e, com o novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), as escolas seguirão com o funcionamento ainda com as equipes reduzidas, com o foco nas atividades remotas. “Estamos proporcionando todo suporte para as unidades, onde o professor está encaminhando as atividades por diversas ferramentas. É um momento delicado, mas pedimos a cumplicidade de cada um dos familiares, para que possamos seguir e não deixar diminuir a frequência dos estudantes”, enfatizou professora Cecilia.

Secretária Cecilia destaca o alcance que as aulas deverão atingir com a transmissão dos conteúdos pela TV Aberta. (Foto: Juarez Junior/SED)

Novidade

Um dos destaques da transmissão foi o anúncio de uma nova ferramenta que estará à disposição dos 210 mil estudantes da Rede Estadual e que deve beneficiar, ainda, alunos das redes municipais de MS. Durante a Live, a secretária mencionou que a SED está realizando uma parceria com o Terceiro Setor que vai resultar na transmsissão de aulas pela TV aberta por meio da Rede MS Integração de Rádio e Televisão LTDA. "Nosso foco é atingir os 210 mil estudantes da REE de todo Mato Grosso do Sul”, destacou.

Parceria com Google

O trabalho de formação das turmas virtuais para todos os estudantes da Rede foi o tema da apresentação do professor Paulo Cezar Rodrigues. Responsável pela Superintendência de Informação e Tecnologia (Sitec), ele voltou a esmiuçar o "passo a passo" para o acesso às contas Google criadas pela SED para todos os professores e alunos da Rede e destacou - ainda - a eficiência da parceria, oficializada no último dia 22 de abril.

Responsável pela área de tecnologia, Paulo Cezar Rodrigues falou sobre o aumento no uso do Google Classroom neste primeiro mês de parceria. (Foto: Juarez Junior/SED)

Menos de um mês depois da novidade, ele relatou que dados quantitativos demonstram que mais de 50% dos professores estão utilizando a ferramenta Google ClassRoom e salientou ainda que muitos já estavam utilizando outras ferramentas com resultados significativos na aprendizagem. “O professor não é obrigado a seguir a plataforma. Estamos proporcionando ferramentas para dar dinamismo e para o melhor atendimento possível com diversas possibilidades”, disse Paulo Cezar.

Enem

Em resposta ao questionamento sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professora Cecília, que também preside o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), destacou as tratativas com Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para uma possível flexibilidade com relação à data de inscrições, pagamentos, bem como prorrogação da data de execução da prova.

“Em todo mundo, estudantes não estão com a mesma aprendizagem, como se estivessem em sala de aula. Todos, professores, estudantes e coordenação, estão aprendendo a trabalhar hibridamente. É o futuro. Tecnologia, com aulas presenciais. Este momento é de exercitar esta forma de aprendizagem, que está se formando. Fico contente por ver professores realizando aulas criativas com os instrumentos disponíveis”, finalizou.

Retorno às atividades

Superintendente Hélio Daher (à direita) falou sobre a continuidade do trabalho neste retorno às atividades remotas em toda a REE. (Foto: Juarez Junior/SED)

Por fim, para falar sobre o retorno das aulas remotas, o responsável pela Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), professor Hélio Daher, foi enfático e destacou que as orientações para a comunidade escolar seguirão na mesma linha. Ele também salientou o trabalho realizado pelos gestores e pediu compreensão por parte de todos os envolvidos para a boa sequência das atividades remotas, previstas para até o final de junho.

“As questões curriculares e metodológicas continuam. O momento é da direção manter a calma e tranquilidade, realizar avaliação do acesso, manter diálogo com a família, orientar os pais para rotina mínima de auxílio de desenvolvimento de aprendizagem do estudante, flexibilidade devido à situação e averiguar as dificuldades, como por exemplo de estudantes da zona rural que não têm acesso digital. É importante continuar com a parceria com transporte escolar para envio de material impresso e entrega dessas atividades”, concluiu.

Texto: Adersino Junior (Asscom/SED).

Publicado por: Vinícius Espíndola

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube