Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Indústria cresce e tira sul-mato-grossenses do desemprego

16 jun 2019 13:43:00

| Economia

Indústria cresce e tira sul-mato-grossenses do desemprego

O processo de industrialização de Mato Grosso do Sul tem tirado cada vez mais sul-mato-grossenses do desemprego. Dados da Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o setor cresceu 30,6% em um período de 10 anos, saindo de 1.359 fábricas em 2008 para 1.775 unidades em 2017.

A expansão das atividades reflete diretamente no número de pessoas ocupadas. Em 2008 as indústrias geravam 61.528 postos de trabalho no Mato Grosso do Sul. Em 2017, elas somavam 90.848 vagas de empregos – 47,6% a mais do que o primeiro ano da série analisada. Os números pertencem a Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE.

Com tendência de estabilidade para o setor, os próximos anos da pesquisa podem revelar bons resultados para Mato Grosso do Sul. Isso porque indústrias recém instaladas no Estado têm gerado emprego e renda, movimentado a economia local e contribuído para a manutenção diversificação da matriz econômica estadual.

Na Costa Leste, por exemplo, a fábrica da Kelco, no segmento pet care, entrou em operação em 2019 com geração imediata de 120 empregos diretos – um deles conquista por Célia Regina Alves, de 53 anos. “Fiquei três anos desempregada e agora tem quatro meses que estou trabalhando na Kelco. A empresa deu emprego para muita gente de Selvíria”, disse.

Magali da Silva

Célia Regina

Com 48 anos, Magali da Silva Rodrigues é outra moradora de Selvíria que deixou para trás a vida sem ocupação profissional. “Fiquei um ano desempregada e está sendo muito bom trabalhar. Desde que foi anunciada, há dois anos, a Kelco foi muito esperada em Selvíria. Ela deu emprego para muitas pessoas em município pequeno”, falou.

“Desde o início do governo Reinaldo Azambuja definimos uma estratégia de desenvolvimento para MS calcada num programa de incentivos fiscais arrojado, na atração de investimentos e na criação de um ambiente favorável para área dos negócios”, explica o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube