Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Maracaju: ‘Escola da Autoria’ tem vagas abertas e se destaca com aulas diferenciadas e projetando alunos para a vida pessoal e profissional. Confira.

12 fev 2019 19:43:00

| Educação

Maracaju: ‘Escola da Autoria’ tem vagas abertas e se destaca com aulas diferenciadas e projetando alunos para a vida pessoal e profissional. Confira.

Envolvendo 52 profissionais, Escola Padre Constantino de Monte que traz o Ensino em Tempo Integral coleciona alunos com bons resultados nos vestibulares das universidades do estado e fora dele.

Redação

A equipe de reportagem do “Maracaju em Foco” conversou na tarde da última sexta-feira 08-02 com a Diretora da Escola Estadual Padre Constantino de Monte a “Escola da Autoria” projeto bem sucedido implantado pelo Governo do Estado de Ensino em Tempo Integral gratuito aos alunos de diversos municípios do estado entre eles Maracaju.


Rosane Jung - Diretora da Escola Estadual Padre Constantino de Monte - ​Escola da Autoria - Foto: Gessica Souza

A Diretora Rosane Jung atua na direção da escola há 11 anos e atualmente a Escola da Autoria oferece Ensino em Tempo Integral até o terceiro ano com o aluno entrando as 7:30 da manhã e permanecendo até as 16:35 horas.

Confira o bate papo completo com a profissional da educação e compreenda melhor como funciona o Ensino em Tempo Integral e a importância para a qualificação pessoal, profissional bem como o preparo para o futuro que a “Escola da Autoria” realiza com seus alunos.

Maracaju em Foco: Gostaríamos que você destaca-se as características da Escola Integral para aquele aluno que ainda não conhece, bem como qual o diferencial, além do horário estendido e diferencial das escolas convencionais.

Rosane Jung: Temos a base nacional comum com ênfase em língua portuguesa e matemática que é o que é mais cobrado, são seis aulas semanais e a gente trabalha muito com o projeto de vida, ou seja, prepara o aluno para a vida, não só a parte acadêmica a qual também atuamos, mas trabalha também parte da formação do século XXI. Fora isso, temos as disciplinas seletivas como tem projeto de vida, isso faz com que o aluno não fique só na base comum, isso acredito que faz o aluno pensar muito, eles participam de feiras, elaboram projetos, também tem a sala ambiente, ou seja, não é o professor que troca de sala, aqui é o aluno, aula de português o mesmo vai para a sala de língua portuguesa, para a sala de matemática, e o professor esta constantemente com ele.


Escola da Autoria conta com ampla estrutura para atender seus alunos - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Alguns alunos que não conhecem acham que vai ter aula na lousa e teoria no caderno em ambos os períodos, ou seja, cedo quanto à tarde, queria que você falasse mais sobre aulas diferenciadas. Ano passado acompanhamos uma visita técnica aos Supermercados Estrela, bem como aulas de culinária que integraram a disciplina de culinária, algo diferente e atrativo ao aluno.

Rosane Jung: Há a aplicação da base normal e fora isso eles têm os estudos três aulas por semana que fica para tirar dúvidas dos alunos que vem com uma dificuldade do 1º ano ao 9º ano, passando por um nivelamento, ou seja, todos ficando no mesmo patamar, nas eletivas eles se misturam, como, por exemplo, na visita que foram nos Supermercados Estrela e ainda já foram na TV Morena, entre outras empresas, são várias visitas que eles fizeram. Essa prática visa fazer com que o aluno conheça a realidade do mercado, ou seja, ver como o produto é comercializado. Ano passado tivemos cinco disciplinas eletivas e o aluno escolhe o que mais se identifica na eletiva, nessa disciplina há a interação entre eles, já que há alunos do primeiro, segundo e terceiro ano na mesma sala, então na segunda-feira tem avaliação semanal, as eletivas ocorrem ás quartas, e durante a semana tem essas aulas diferenciadas como projeto de vida, pós-médio, onde os professores se juntam de dois e fazem um “aulão” para eles, ou seja, métodos que nos tornam diferentes e preparam melhor nossos alunos.

Estamos introduzindo o primeiro ano em Técnico em Informática e um primeiro ano integral, nós temos um segundo ano técnico em Informática e um segundo ano com qualificação para Assistente Administrativo, temos um terceiro ano com Técnico em Recursos Humanos e ainda terceiro integral. Podendo ocorrer alterações nos horários, durante a manhã temos lanche no intervalo das aulas e ainda após elas o almoço, onde ficam em torno de uma hora e meia, no período da tarde temos mais duas aulas e intervalo e posteriormente mais duas aulas, fechando 5 aulas de manhã e quatro a tarde.


​Escola da Autoria conta com ampla estrutura para atender seus alunos - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Diante desses cursos de Técnico e Informática e Técnico em Recursos humanos podemos dizer que caso o aluno opte por não fazer vestibular estará preparado para o mercado de trabalho?

Rosane Jung: Sim, com certeza, nossos alunos que saíram agora do Ensino Médio Normal o que não foi para a faculdade já está no mercado de trabalho, então isso confirma que estamos preparando para o mercado de trabalho, fico encantada já que encontro nossos alunos de terceiro ano já trabalhando, muitos estão trabalhando para pagar sua própria faculdade. Tenho a alegria de dizer que já temos alunos nos Supermercados Estrela, Fundação MS, Lojas Americanas entre outras empresas, todos os alunos que concluíram o terceiro ano conosco no ano passado.


Alunos da eletiva realizando visita técnica aos Supermercados Estrela - Foto: Gessica Souza


Alunos da eletiva realizando visita técnica aos Supermercados Estrela - Foto: Gessica Souza


Alunos da eletiva realizando visita técnica aos Supermercados Estrela - Foto: Gessica Souza

Maracaju em Foco: Além dessas disciplinas especiais “eletivas” quem quer seguir nos estudos fazendo uma universidade, posteriormente Pós Graduação, Mestrado, pode se sentir tranquilo ao comparar com o ensino de outras escolas convencionais das matérias comuns como Matemática e Português?

Rosane Jung: Com certeza, já que a Base Nacional Comum nada mudou. Aqui além das disciplinas comuns e tradicionais o aluno vai mais um pouco a frente já que ele tem a parte diversificada, que é a parte técnica, como informática, que abrange manutenção de computadores e programas (hardware e software), nada é perdido e sim acrescentado. Aqui nós tivemos alunos que passaram na UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, passando através da prova da universidade (Vestibular) e ainda através do ENEM e também Pro-Uni, ou seja, ficamos com três universidades, três cursos para o aluno escolher, tivemos essa alegria de ver muitos alunos aprovados em primeira chamada para diversas instituições públicas de ensino superior.

Maracaju em Foco: Entre as disciplinas diferenciadas, o que você observou que mais foi produtivo, o que mais atraiu a atenção, tanto do corpo docente como discente?

Rosane Jung: Foram as eletivas e o projeto de vida, já que nas aulas de projeto de vida os alunos vão aprendendo a se conhecer, conhecer o outro, valorizar as diferenças, saber conviver e ficar boa parte do dia na escola gerando uma nova família, então tem que aprender a conviver com as diferenças, já que cada um tem suas idéias e o aluno no projeto de vida aprende a conviver com o colega, a aprender a conviver com as diferenças.

A disciplina eletiva vai além dos muros da escola, sua equipe mesmo presenciou que eles estavam no supermercado, ou seja, alunos vão para fora para conhecer como é o mercado de trabalho, como é a vida lá fora, conhecer os cursos, por exemplo, foram em três universidades, conhecer os cursos, ver de perto e para quem estava com dúvida de que curso ia fazer, a gente fez um pós médio, trazendo também vários profissionais que discursaram sobre sua profissão, e toda profissão tem seu ponto positivo e ponto negativo, então é importante que eles conheçam realmente o que eles querem fazer, assim saindo daqui a maioria já definido o que eles querem fazer, dirimindo dúvidas, visando acima de tudo haver aquela desistência já nos bancos da universidade, observamos muito, alunos que saem, vão pra faculdade, fazem um ano e falam “ah, não é isso que eu quero!” e trocam de curso, então daqui a gente está confiante de que a maioria ou a totalidade, ano passado foi assim, não tenham dúvidas.


 

Maracaju em Foco: Deixamos o site aberto para você deixar a sua mensagem, e também passar questões como matrículas e também quantidade de vagas disponíveis para a Escola da Autoria em 2019.

Rosane Jung: Quanto às vagas, no primeiro ano de Técnico em Informática temos cerca de oito vagas. Já no primeiro ano que não há curso técnico, sendo integral somente, porém, que dá abertura para no próximo ano inserir a qualificação temos ainda 15 vagas. No segundo ano técnico já não tem mais vaga, mas no segundo ano qualificação temos ainda 10 vagas. No terceiro ano qualificação temos 10 vagas, e no terceiro ano integral normal também ainda tem 10 vagas.

As matrículas podem ser feitas na própria escola, não havendo mais necessidade de internet. Os novos alunos que forem efetuar a matrícula deve trazer seus documentos pessoais, bem como a Carteirinha de Vacinação e também a transferência, que eles tem que pegar na outra escola, e se não tiver a transferência faz na hora uma declaração.

As aulas se iniciam em 18 de Fevereiro aqui temos uma dinâmica diferente, por exemplo, dia 18 de fevereiro vai ter o acolhimento, onde recebemos os alunos veteranos, isto é, aqueles que já faziam parte da escola, ou seja, dia 18 de fevereiro na escola de manhã somente os alunos que já eram da escola, então eles vêm dia 18 de manhã. Segunda à tarde e terça o dia inteiro é o acolhimento para os alunos novos, sendo acolhidos pelos próprios alunos da escola, então eles vão ter várias atividades diferenciadas e a aula começa pra todos na quarta-feira, dia 20.

Reportagem: Ben Hur Salomão Teixeira - DRT/MS: 0001391
Fotos: Gessica Souza - DRT/MS: 0001526 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube