Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Maracaju: Transporte Escolar inicia Planejamento Estratégico de 2019. Saiba mais.

11 out 2018 23:31:00

| Educação

Maracaju: Transporte Escolar inicia Planejamento Estratégico de 2019. Saiba mais.

Transporte Escolar inicia Planejamento Estratégico buscando alternativa visando conforto, agilidade, e qualidade de vida para as crianças que utilizam o transporte tanto nas linhas rurais quanto nas linhas urbanas de Maracaju.

A Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Administração Escolar em parceria com o Conselho Tutelar iniciou no dia 08/10/2018 a reformulação da Lei Municipal no que se refere ao Capitulo III “DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS”, conforme o DECRETO 083/2013 de 30 de julho de 2013, colocar em pratica a “Lei Estadual Nº 3.488 de 12 de Janeiro de 2008”, e iniciar o reordenamento do Transporte Escolar Rural e Urbano de Maracaju/MS a partir do ano de 2019, visando melhorias para o transporte dos alunos, diminuindo o tempo de permanência das crianças dentro dos ônibus, dando a elas conforto segurança e qualidade de vida, o resultado estará presente no ensino aprendizagem e no desenvolvimento da rotina escolar.

Segundo José Carlos de Almeida, Diretor de Departamento de Administração Escolar, o Departamento está sempre buscando melhorarias para o Transporte Escolar, estudos estão sendo realizada em diversas linhas, quantidade de alunos por linha, números de escolas que atendem o transporte escolar, tempo de permanência das crianças dentro dos ônibus, distância entre ponto inicial ao ponto final, horário de embarque do primeiro aluno, são eles que mais tem dificuldade seja no embarque ou desembarque.

Ainda segundo José Carlos é Importante ressaltar a participação dos membros do Conselho Tutelar nesse processo de ajustes junto ao Transporte Escolar em nosso município, para que possamos desenvolver sempre o melhor para nossos alunos respeitando todos os direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 | Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990).

“Estou acompanhando in loco todos os trajetos dos ônibus desde o ponto de saída dentro do município de Maracaju até o último ponto quando desembarca a última criança, percorri mais de 25 linhas até hoje junto com o motorista e os alunos, em alguns momentos dialogando com os alunos e fazendo as anotações que vão servir de base para nosso planejamento, nada melhor que ouvir os envolvidos diretamente no dia-a-dia para termos um resultado significativo”, esclarece José Carlos.
Entre os meses de março, abril e maio foi realizado abordagem nos ônibus antes de chegar ao perímetro urbano, averiguado o uso dos cintos de segurança, indisciplina entre outras situações que venham em desacordo com as normas do transporte escolar.

O Transporte Escolar Rural vem passando por várias adequações desde setembro de 2017, após a exclusão das empresas terceirizadas conseguimos reduzir valores significativos ao assumir 100% da frota em Maracaju, comprovadamente apresentado no dia 30 de julho, nas dependências da Câmara de Vereadores em Maracaju, quando se refere ao trabalho operacional obtendo melhorias com a contratação de mecânicos e eletricistas dando mais fôlego quanto aos problemas, mas ainda não é o suficiente, o concurso público será mais um implemento, assim que os classificados tomarem posse o quadro operacional conseguirá resolver os problemas rapidamente. Os recursos economizados com a reestruturação da logística do transporte escolar serão revertidos em melhorias para o próprio segmento.
Atualmente o transporte escolar têm dois ônibus de reserva. Ao todo são 53 linhas rodando diariamente cerca de 6.300 quilômetros distribuídos em três turnos, matutino 39 Linhas, vespertino 11 Linhas e noturno 3, e
um total de mais de 500 alunos no perímetro urbano e 1.300 alunos na área rural. Diante desses números agregados com as condições das linhas, tempo de permanecia das crianças dentro dos ônibus, distancias do ponto inicial e final de cada percurso.
Outra melhoria será na unificação do sistema integrado de informações dos alunos através da Carteirinha do Transporte Escolar, cada aluno vai ter sua identidade de embarque dando mais segurança ao aluno a família e ao próprio motorista e monitor ao embarcar e desembarcar os alunos nas fazendas e nas escolas.
Esse sistema será interligado as escolas municipais diretamente com Secretaria de Educação, quando os pais forem fazer matricula ou rematrícula dos filhos nas escolas. Na Secretaria de Educação teremos todos os dados dos alunos através de sistema, sendo assim será marcada uma data para que cada aluno juntamente com os responsáveis venha até a secretaria para a confecção das carteirinhas REFERENTE ÀS LINHAS RURAIS. Já as ESCOLAS ESTADUAIS e PARTICULARES vão ter uma plataforma para preenchimento dos dados e confecção das carteirinhas em data a ser marcada pela Secretaria de Educação, lembrando que essas unidades utilizam outro sistema no qual a Secretaria de Educação não tem acesso.

Em relação aos alunos do Transporte Escolar Urbano, será elaborando os critérios para que os alunos tenham acesso à vaga no transporte tendo em vista que no ano de 2018 teve muitas dificuldades com o transporte urbano, mas com esse planejamento vamos oportunizar aqueles que realmente precisam, trazendo qualidade e segurança a todos que utilizam o sistema de transporte.

Lembrando que as carteirinhas em 2019 serão recolhidas no embarque dos alunos nas linhas rurais e devolvidas no retorno para suas casas.

O transporte escolar é muito amplo e complexo, essas melhorias aconteceram graças ao empenho do Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, Secretária de Educação Cleoerdes Barbosa e o Secretário de Finanças Lenilso Carvalho que acreditaram e apoiaram desde o início a reformulação do Transporte Escolar Rural de Maracaju.
"Transporte Escolar, transportando as crianças de hoje, para abrilhantar o futuro do amanhã”.

Assessoria

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube