Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Maracaju uma cidade mobilizada pela cura de João Neto.

23 abr 2017 00:53:00

| Última Hora

Maracaju uma cidade mobilizada pela cura de João Neto.

Redação

A cidade de Maracaju, distante a 226 quilômetros da capital Campo Grande, com cerca de 50 mil habitantes, tem se demonstrado com outras qualidades além da tradicional iguaria a Linguiça de Maracaju, famosa em todo país por sua tradicional festa realizada em todos os anos no município.

A qualidade maior e de mais destaque tem sido a campanha liderada por diversas pessoas e empresários em prol do tratamento do jovem João Neto, que necessita realizar um procedimento médico nos Estados Unidos para garantir sua cura, são sessões de radioterapia com prótons, pois tal tratamento atinge apenas o tumor, diferente das que são realizadas no Brasil, pois as sequelas seriam muito grandes.


Pizzaria Salutti foi uma das empresas que abraçaram a causa de João Neto - Foto: Divulgação

Mobilizadas, empresas como a Salutti Pizzaria, Espaço Kids, Disk Chopp do Gordinho, Restaurante e Marmitaria Mestre & Cuca, Restaurante Sabor Pantaneiro, Bolos da Dona Geralda, Lucimara Oliveira Moda & Beleza, Estética Edilaine Henzel, Colégio O Italianinho, Vilucas Modas, Sasá Boutique, Doce Lembrança, Rose Blanco Fotografia, Hotel e Restaurante Cachoeira entre outras tem realizado diversas campanhas e arrecadações para o jovem garoto, visando garantir o cumprimento da meta de arrecadação para seu tratamento.

Além disso, artistas como o Cantor Thiaguinho, Apresentadora Ana Hickmann e o Ex-BBB e Empresário Fael Cordeiro também aderiram a campanha, divulgando as contas bancárias para doação e contando um pouco da história do menino em suas redes sociais, fazendo com que o caso se torne conhecido também nacionalmente, cidades como Deodapólis no Mato Grosso do Sul e Tucurui no Pará são apenas exemplos de algumas cidades que já aderiram a campanha.


Blitz do Bem realizada em prol do tratamento do jovem João Neto em Maracaju - Foto: Hosana de Lurdes

Visando arrecadar fundos cidadãos apoiadores à causa foram a Rua 11 de Junho em Maracaju na manhã deste sábado 22-04, visando realizar uma blitz do bem, com o intuito de divulgar a campanha e arrecadar fundos pelo tratamento de João Neto.


Equipe da TV Morena, afiliada da TV Globo esteve hoje 22-04 em Maracaju entrevistando os parceiros da Campanha em prol de João Neto - Foto: Hosana de Lurdes

Além disso, a campanha tem atingido outras cidades e outros estados, a página no facebook administrada pelos seus pais e atualizada constantemente tanto na divulgação dos novos apoiadores quanto na atualização constante da arrecadação tem atraído novos seguidores diariamente.


Populares na Blitz da 11 de Junho na manhã deste sábado 22-04 em Maracaju - Foto: Hosana de Lurdes

Conheça a história do menino João Neto

No dia 15/08/2011 nascia em Campo Grande/MS os gêmeos João Abner e João Alberto Neto. Nesse dia os médicos "constataram'' que um deles (João Neto ) tinha nascido com "uma má formação", foram feitos todos os tipos de exames possíveis no Mato Grosso do Sul mas nada era realmente certo sobre o caso. Com isso passaram 3 meses, foi então que a família decidiu partir para Curitiba/PR. Ao chegar na cidade com os exames o médico nos informou que ele tinha um Teratoma sacro-coccígeo e deveria ter sido operado no dia do seu nascimento, a cirurgia foi marcada para o dia seguinte.

Feita a cirurgia, esperou-se a biopsia do tumor, com o resultado da biopsia como benigno, a família retornou para casa, os médicos orientaram que deveria acompanhar durante 2 anos com exames de imagem, o que de fato foi feito.

O tempo passou e ele se desenvolveu normalmente, sempre muito saudável e ativo. Porém com 4 anos de idade, em novembro de 2015, João Neto começou a sentir fortes dores no cóccix novamente, para a família já era um alerta. Foi quando partiram para Curitiba e lá o médico deu a noticia que ele tinha outro tumor no mesmo local, foi realizada uma operação e o resultado dessa biopsia mudou toda a vida da família maracajuense.

Com o mundo desabando, a família decidiu ir para Barretos-SP, referência em tratamento quimioterápico infantil. Onde conforme citação em sua página foram muito bem atendidos, foram refeitas todas as imagens e então o que era simples virou complicado. João Neto tinha metástases no pulmão e outro tumor na coluna, seu estágio 4 significa que era avançado. Neste momento o desespero tomou conta, conforme relata a família, não sabia se ele aguentaria as doses que precisaria tomar, seu protocolo era de 5 ciclos com 3 tipos de drogas. 

Com apenas 3 ciclos, repetidos os exames o jovem tinha curado 93,7% do seu corpo, não tinha mais nada nos pulmões e o da coluna tinha diminuído bastante. Foi a maior alegria para os pais, maior ate que dia do nascimento deles pois ele tinha revivido.
Completados os 5 ciclos, ele estava curado, precisou fazer uma cirurgia para retirar o resto do tumor que ainda estava ali, quando em Julho de 2016 o jovem teve alta, fazendo acompanhamento mensais apenas.

Porém o período de tranquilidade durou pouco, quando o marcador tumoral apontava que outro tumor estava em produção.

"Viramos ele de cabeça para baixo com todos os exames" visando descobrir onde o mesmo estava, mas nada aparecia nas imagens, foi realizado um exame (Pet Scan) muito especifico que mostraria exatamente onde as células malignas estavam se aglomerando, esse exame mostrou o local, o cóccix de novo. Agora as chances dele diminuíam, mas ainda existia o transplante autólogo de medula óssea, uma quimioterapia 10 vezes mais pesada tal qual um adulto não aguentaria.

Foi o momento em que a família se apegou ainda mais em Deus onde a confiança nele era cada dia renovada. O protocolo desse transplante foi mais fácil, pois ele não tomou toda a quimío de uma vez, foi dividido em 3 etapas, já foi finalizada duas com sucesso.

Ao finalizar a terceira, irão se repetir os exames de imagem e marcadores, mesmo assim será necessário sessões de radioterapia com prótons, fora do Brasil, nos Estados Unidos mais precisamente pois tal tratamento atinge apenas o tumor, diferente dos que são realizadas aqui no Brasil pois as sequelas feitas aqui serão muito grandes.

Saiba como ajudar

Reportagem: Ben Hur Salomão – DRT/MS 0001391

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube