Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Médico afirma que efeitos colaterais do medicamento demonstram forte componente psicológico.

31 out 2017 17:36:00

| Saúde

Médico afirma que efeitos colaterais do medicamento demonstram forte componente psicológico.

Especialista em restauração capilar Dr. Thiago Bianco comenta sobre as possíveis reações adversas, incluindo a Síndrome Pós-Finasterida

Muitos homens, principalmente os de meia-idade, lançam mão da Finasterida, medicamento utilizado para coibir a queda de cabelos. 

No entanto, por conta da busca pelo Dr. Google, o público masculino tem verdadeiro pavor de utilizar esta medicação, já que muitas informações dão conta de relatos sobre diversos efeitos colaterais. 

“A Finasterida é o principal medicamento para tratar a queda capilar. O remédio é capaz de bloquear uma enzima (5α-Redutase) e inibir a produção de DhT (Dihidrotestosterona) hormônio responsável pela calvície. O grande problema desta medicação é que ela pode causar alguns efeitos colaterais como a perda de apetite sexual, além da diminuição do volume ejaculatório”, alerta o médico.

Sobre a questão dos efeitos colaterais de ordem sexual, Bianco afirma que estudos concluíram que 3,8% dos pacientes que utilizaram a medicação apresentaram diminuição da libido. “No entanto, neste mesmo estudo, 2,1% dos pacientes que utilizaram placebo (comprimidos de farinha), tiveram os mesmos efeitos colaterais sexuais. Isso demonstra um forte componente psicológico em relação ao uso da substância”, adverte o médico. 

Todavia, como a ação do medicamento atua no bloqueio da conversão de testosterona em DhT, esse processo provoca um aumento de 15% na testosterona sérica que pode “aromatizar” e se converter no hormônio feminino estrogênio. “Isso pode causar alguns efeitos colaterais como queda da libido, diminuição do volume ejaculatório, entre outros.”, alerta.

No tocante à persistência dos efeitos colaterais, mesmo depois da interrupção do tratamento, conhecida como Síndrome Pós-Finasterida, o médico aponta que estes efeitos persistentes ainda estão sendo pesquisados. “Alguns profissionais defendem a prevalência deste evento, e até mesmo organizações difundem alertas sobre esta síndrome, porém ainda não existe nenhum estudo clínico controlado demonstrando a sua incidência, porcentagem de pacientes acometidos, faixa etária, entre outras estatísticas’, diz.

Outro pormenor referente à utilização de Finasterida é que o medicamento apenas atenua a queda dos fios enquanto o usuário estiver consumindo a substância, porém não faz com que áreas que apresentam calvície sejam revertidas. “Se parar de ingerir o medicamento, a calvície irá progredir. Para restaurar áreas que já apresentam calvície, apenas um transplante capilar poderá reverter definitivamente o quadro”, assegura.

Além dos efeitos colaterais em homens, o uso de Finasterida pode ser ainda mais perigoso para as mulheres, principalmente às gestantes. “A droga pode causar um mal ainda maior às grávidas, a teratogenicidade, isto é, alterações no feto que podem prejudicar a saúde do bebê”, conclui Bianco.

Dr. Thiago Bianco

Médico expert em transplantes capilares

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube