Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Nova etapa de vacinação tem grande procura nos postos de saúde

23 abr 2019 12:25:00

| Saúde

Nova etapa de vacinação tem grande procura nos postos de saúde

Segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (22), em Campo Grande, com grande movimentação nos postos de saúde. Neste nova fase, passam a fazer parte do público-alvo idosos com idade acima dos 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores de escolas públicas e particulares.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), na primeira fase, desta o dia 10 de abril, foram priorizadas crianças de 1 a 6 anos e gestantes que foram classificadas pelo Ministério da Saúde como grupo de maior vulnerabilidade.  A campanha segue até o dia 31 deste mês

Na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Bairro Coophavila, a procura começou cedo, logo às 6h pessoas já esperavam na fila. Por volta de 10h, cerca de 30 pessoas aguardavam para tomar a vacina. Para organizar os pacientes por ordem de chegada, os funcionários distribuíram senhas.

Veterana nas vacinas, a aposentada Ana Aparecida dos Santos, de 77 anos, vai todos os anos se proteger da gripe. Ela chegou por volta de 8h30 e esperava por uma senha. "Eu acho bom vir e tomar a vacina, já para ficar livre de doença, meu marido ficou bem gripado, então é complicado", disse ela ao Correio do Estado.

Chegando uma hora depois que a dona Ana, às 9h30, o aposentado José Cassimiro Neto, também de 77 anos, diz que por tomar as vacinas regularmente, sempre está protegido. "Eu quase não fico gripado, todo ano venho tomar a vacina para evitar doenças", contou.

Esta etapa abre a campanha para idosos, mas o grupo que já era público-alvo também continua a receber as vacinações. A dona de casa Maria Souza, de 26 anos, levou os dois filhos, Alice, de 2 anos, e Oliver, de 4, para tomar a vacina.

"Fiquei sabendo na sexta-feira da vacina e já me organizei para trazer eles, é importante evitar doenças ainda mais porque eles ficam na creche", disse a mãe.

PÚBLICO-ALVO

Além das pessoas com mais de 60 anos, devem receber a vacina profissionais das forças de segurança e salvamento; trabalhadores da saúde; povos indígenas; professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

CASOS

A campanha de vacinação começou teve início com doses disponibilizadas em 68 unidades básicas de saúde da Capital.

Conforme o último boletim epidemiológico, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na terça-feira (16), em Mato Grosso do Sul foram registrados 45 novos casos de gripe desde que a campanha de vacinação começou.

Desde o início do ano, são 251 casos notificados da doença no Estado, sendo uma morte confirmada até agora, de paciente que morreu no mês de janeiro, em Corumbá, diagnosticado com o vírus H3N2.

INFLUENZA

A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e até ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Entre as possíveis condições de risco para a ocorrência de complicações por influenza, a presença de pelo menos uma comorbidade é a mais frequente entre os acometidos.

Fonte: Correio Do Estado 

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube