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Nutricionista Bruna Ferreira: Algumas dicas para ter uma vida mais saudável

13 de dezembro de 2017 - 11:36 | Colunista em Foco

Maracaju em Foco - Notícias - Nutricionista Bruna Ferreira: Algumas dicas para ter uma vida mais saudável

Se alimentar de forma saudável contribui para que nosso organismo funcione de maneira adequada, ajudando a prevenir doenças. Aqui estão algumas dicas consideradas importantes para quem quer ter uma vida mais saudável.

Prefira Alimentos Integrais

O carboidrato é fonte fundamental de energia para o organismo, principalmente para o cérebro, pelo fato de ser essencial para o bom funcionamento deste órgão. Desse modo, a qualidade do carboidrato ingerido é muito importante, pois alimentos muito refinados perdem componentes no processo como: fibras, vitaminas e minerais. Os integrais, são opções mais saudáveis, pois além de nos proporcionar a energia necessária, contribui também para o melhor funcionamento do organismo. Mas vale ainda lembrar que o consumo exagerado de massas, bolos, pães, integrais ou não pode desenvolver obesidade. Então como qualquer alimento, não podemos esquecer da dica: qualidade e quantidade são muito importantes, para quem quer ter uma vida mais saudável!

Consuma Diariamente, Frutas, Legumes e Verduras

Esses alimentos são os que chamamos de alimentos reguladores, pois nos fornecem componentes essenciais para que o organismo funcione de forma adequada, entre eles estão às vitaminas e os minerais. São alimentos ricos em fibras que ajudam desde a regulação da glicose no sangue ao bom funcionamento intestinal. Inserir esses alimentos da alimentação é fundamental e deve ser feito de forma gradual para quem não tem o hábito, assim aos poucos vai se tornando fácil o consumo diário.

Consuma Proteínas

As proteínas têm função construtora dentro do nosso organismo. Os alimentos ricos em proteína animal são carnes, ovos, peixes, leite, iogurte, queijo e para que elas sejam consideradas mais saudáveis devemos escolher as que contenham menos gorduras. Também temos os de origem vegetal que são as leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, soja, etc.

Reduza o Consumo de Alimentos Ricos em Açúcar

Os alimentos ricos em açúcar como doces e refrigerantes são alimentos que contém grandes calorias em pequenas porções, o consumo exagerado causa doenças como o diabetes e aumento de peso. A redução do consumo desses alimentos e importante para quem busca perder peso ou apenas uma alimentação saudável.

Evite Alimentos Industrializados e Processados

Quando falamos de alimentos processados e industrializados, estamos falando dos fast foods (comidas rápidas), enlatados e embutidos. Esses alimentos são ricos em gorduras saturadas, sódio, nitritos e nitratos, que causam doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade e estão associados ao câncer. A dica é evitá-los ao máximo, sempre fazer escolha por produtos mais naturais e sem conservantes.

Beba no Pelo Menos 2 litros de Água Por Dia

É vital para nosso organismo, ela é essencial para o funcionamento de todos os tecidos corporais. Muitas pessoas ainda têm dificuldade de atingir a quantia de consumo mínima diária, é importante estipular metas, para que o hábito torne rotina e não apenas quando sentir sede que é o que a maioria das pessoas fazem.

Pratique Atividade Física Regularmente

Como não falar de vida saudável e não citar a importância da prática de atividades física. É importante destacar a importância de um profissional capacitado para orientar sobre qual a melhor atividade física e a intensidade adequada ao seu perfil. 

Todas essas práticas são importantes para melhorar a saúde, principalmente para quem procura perder peso, pois mais importante que o tempo é a qualidade dessa perda, para que seja de uma forma que não comprometa sua saúde! Procure sempre profissionais capacitados para fazer a orientação.

Bruna Ferreira: Atendimento nutricional (CRN 40.132) na clínica Corpo em Movimento. Telefone: 67 3454-3861

Refeições personalizadas: no Restaurante e Marmitaria Laranjeiras: Rua Dracena, 2231- Centro- Maracaju/MS Cel. (67) 9 9972-2534

 


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Prefira Alimentos Integrais

O carboidrato é fonte fundamental de energia para o organismo, principalmente para o cérebro, pelo fato de ser essencial para o bom funcionamento deste órgão. Desse modo, a qualidade do carboidrato ingerido é muito importante, pois alimentos muito refinados perdem componentes no processo como: fibras, vitaminas e minerais. Os integrais, são opções mais saudáveis, pois além de nos proporcionar a energia necessária, contribui também para o melhor funcionamento do organismo. Mas vale ainda lembrar que o consumo exagerado de massas, bolos, pães, integrais ou não pode desenvolver obesidade. Então como qualquer alimento, não podemos esquecer da dica: qualidade e quantidade são muito importantes, para quem quer ter uma vida mais saudável!

Consuma Diariamente, Frutas, Legumes e Verduras

Esses alimentos são os que chamamos de alimentos reguladores, pois nos fornecem componentes essenciais para que o organismo funcione de forma adequada, entre eles estão às vitaminas e os minerais. São alimentos ricos em fibras que ajudam desde a regulação da glicose no sangue ao bom funcionamento intestinal. Inserir esses alimentos da alimentação é fundamental e deve ser feito de forma gradual para quem não tem o hábito, assim aos poucos vai se tornando fácil o consumo diário.

Consuma Proteínas

As proteínas têm função construtora dentro do nosso organismo. Os alimentos ricos em proteína animal são carnes, ovos, peixes, leite, iogurte, queijo e para que elas sejam consideradas mais saudáveis devemos escolher as que contenham menos gorduras. Também temos os de origem vegetal que são as leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, soja, etc.

Reduza o Consumo de Alimentos Ricos em Açúcar

Os alimentos ricos em açúcar como doces e refrigerantes são alimentos que contém grandes calorias em pequenas porções, o consumo exagerado causa doenças como o diabetes e aumento de peso. A redução do consumo desses alimentos e importante para quem busca perder peso ou apenas uma alimentação saudável.

Evite Alimentos Industrializados e Processados

Quando falamos de alimentos processados e industrializados, estamos falando dos fast foods (comidas rápidas), enlatados e embutidos. Esses alimentos são ricos em gorduras saturadas, sódio, nitritos e nitratos, que causam doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade e estão associados ao câncer. A dica é evitá-los ao máximo, sempre fazer escolha por produtos mais naturais e sem conservantes.

Beba no Pelo Menos 2 litros de Água Por Dia

É vital para nosso organismo, ela é essencial para o funcionamento de todos os tecidos corporais. Muitas pessoas ainda têm dificuldade de atingir a quantia de consumo mínima diária, é importante estipular metas, para que o hábito torne rotina e não apenas quando sentir sede que é o que a maioria das pessoas fazem.

Pratique Atividade Física Regularmente

Como não falar de vida saudável e não citar a importância da prática de atividades física. É importante destacar a importância de um profissional capacitado para orientar sobre qual a melhor atividade física e a intensidade adequada ao seu perfil. 

Todas essas práticas são importantes para melhorar a saúde, principalmente para quem procura perder peso, pois mais importante que o tempo é a qualidade dessa perda, para que seja de uma forma que não comprometa sua saúde! Procure sempre profissionais capacitados para fazer a orientação.

Bruna Ferreira: Atendimento nutricional (CRN 40.132) na clínica Corpo em Movimento. Telefone: 67 3454-3861

Refeições personalizadas: no Restaurante e Marmitaria Laranjeiras: Rua Dracena, 2231- Centro- Maracaju/MS Cel. (67) 9 9972-2534

 

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