Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Práticas de manejo adequadas podem resultar em lavouras de alta performance.

17 jan 2019 23:59:00

| Rural em Foco

Práticas de manejo adequadas podem resultar em lavouras de alta performance.

Tema foi discutido em painel do Showtec 2019, em Maracaju

A alta produtividade da soja e a incansável busca pelos 100 sacos por hectare é um dos desejos de grande parte dos sojicultores. Para alcançar resultados surpreendentes, a aplicação correta das técnicas por parte dos agricultores é fundamental. Com esse intuito, o painel "Manejo do Sistema Soja/Milho para altas produtividades" trouxe para o Showtec 2019 a palestra "Diagnóstico e práticas de manejo, caminhos para construir lavouras de alta performance", ministrado pelo engenheiro agrônomo e consultor, Henry Sako.

Segundo o palestrante, a fertilização adequada do solo é essencial para alcançar índices altos de produtividade. Dentro desse contexto, o produtor deve ficar atento a alguns fatores, pragas e doenças, uso correto da mecanização agrícola e rotação de culturas. Além disso, é preciso conhecer a física do solo de sua região, para evitar erros que possam comprometer a lavoura.

É preciso, ainda, escolher a cultivar correta, de acordo com o perfil de solo da região, bem como o balanço nutricional da planta por meio da adubação, entre outros cuidados básicos de manejo. "É possível, ainda, alcançar bons resultados pela genética. Há casos de lavouras ao longo do Brasil que obtiveram incremento de 70 kg de soja por hectare por conta do melhoramento genético", destaca.

Contudo, Sako pontuou a importância de se fazer uma avaliação do solo para que seja tomada uma decisão correta dentro da lavoura. De acordo com o especialista, apenas 30% das lavouras traçam essa análise. "Estamos acompanhando diversas lavouras em nove estados do Brasil e percebi que o modelo agronômico para provocarmos a alta produtividade é bastante claro. No entanto, existe uma característica para analisarmos. Em cada talhão, cada fazenda, o sistema de produção está na natureza. Ou seja, o plano de manejo para cada situação é único, por isso a importância do diagnóstico", reitera.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp),Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi.

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube