Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Profissional de Educação Física Juliana Silva de Jesus: A Importância da Prática do Exercício Físico Regular como Método de Prevenção da Depressão.

13 abr 2019 13:37:00

| Colunista em Foco

Profissional de Educação Física Juliana Silva de Jesus: A Importância da Prática do Exercício Físico Regular como Método de Prevenção da Depressão.

Nos dias atuais é muito visível os casos relatados de pessoas com alguma complicação em sua saúde emocional, transtornos de comportamento, alteração do humor, baixa autoestima, dentre outros fatores causados pela não atenção e cuidado com a nossa saúde mental. Ressalta-se mais que nunca, que atualmente, devido a correria do dia a dia, a cobrança a respeito do trabalho, casa, família entre outros deveres, tem deixado as pessoas cada vez mais exaustas, deprimidas, desanimadas pelo fato de pensarem que não irão dar conta de tudo o que lhe e proposto a fazer e corpo responde com cansaço ao extremo.

Pensando nesse aspecto, o profissional de educação física, pode estar colaborando com a prevenção e/ou tratamento dessas disfunções através do exercício, pois sabemos os inúmeros benefícios que o mesmo proporciona para a saúde do ser humano. Qualidade de vida, melhora da capacidade cardiorrespiratória, resistência aeróbica e muscular, aperfeiçoamento da coordenação motora, fortalecimento dos ossos e articulações, controle de hipertensão e diabetes, melhora da postura, e o mais importante a melhora da auto estima, pois sabemos que quando praticamos exercícios o nosso corpo está trabalhando na liberação de diversos hormônios, e o que eu quero frisar hoje é a endorfina, mais conhecido por hormônio do humor, que tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora o estado de humor e alegria.

Em se tratando de qual exercício físico correto para que isso aconteça, o ideal e aquele em que a pessoa goste, tem afinidade e conseguira pratica-lo regularmente sem ser sobre pressão e obrigação, e sim por livre e espontânea vontade. Porém, vale ressaltar, que diante dos ditados vistos diariamente, as pessoas se sentem muito sozinhas, as vezes não podem contar com quem queriam, com as pessoas mais próximas, e  talvez por um problema que está passando ela se coloca numa posição de isolamento, por isso nesse caso, seria muito importante as atividades em grupos, porque as mesmas permitem um contato com mais pessoas, onde ideias podem ser trocadas, experiências de vivenciadas também, e esse diálogo com um amigo juntamente ligado ao o exercício ao mesmo tempo, pode-se tornar a própria terapia da individuo, e com certeza os benefícios serão mais e bem melhores.

A nossa saúde mental é muito importante, pois sabemos que se a nossa mente não está bem o nosso corpo reflete isso na pratica, através que alguns sinais de dores e alguns índices normais podem estar desregulados. É preciso muita atenção, e um cuidado, quem esta saudável que possa continuar se prevenindo, e para quem já se encontra-se em um caso de depressão, que possa buscar ajuda, e que se sinta a vontade para praticar atividades que vão melhorar a sua qualidade de vida.

Não podemos deixar de lado, e muito preocupante, os dados de pessoas que se suicidam, que se automutilam por conta da depressão são alarmantes, e nós como sociedade devemos de abraçar as causas dessas pessoas, e ajuda-los a superar essa fase da vida, nós não podemos fazer milagre, mais temos capacidade sim, através do pouco que sabemos, ajudar e mudar a realidade de um ser humano.

Juliana Silva de Jesus

Profissional de Educação Física CREF 006234-G/MS

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube