Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Protocolo de atendimento à gestante também será direcionado a casos de vírus Zika e Doença Falciforme

24 mar 2017 15:00:00

| Saúde

Protocolo de atendimento à gestante também será direcionado a casos de vírus Zika e Doença Falciforme

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira (9), as atualizações do Protocolo de Atendimento à Gestante, Puérpera e Recém-Nascido. As novas diretrizes foram publicadas no Diário Oficial do Estado que atualiza os métodos de acompanhamentos de casos de gestantes com suspeita do vírus Zika e outras doenças infeciosas, tais como: Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Vírus. As atualizações implicam nas ações de vigilância na coleta de material e notificação para casos suspeitos, em especial para as situações de possível ocorrência de Síndrome Congênita do vírus Zika, possibilitando assim o desenvolvimento de ações a serem desenvolvidas para esta população.

Além dos métodos de cuidados a gestantes com doenças infecciosas, o protocolo também inclui as ações a serem realizadas com as gestantes, puérperas e recém-nascidos com Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias na rede da Atenção Básica, assim como as referências para o atendimento especializado.

De acordo com a SES, a gravidez de mulheres com Doença Falciforme é uma situação potencialmente grave, com o risco de morte e o risco de que o filho também tenha a doença. Devido às complicações, a gravidez em casos de Doença Falciforme é considerada de alto risco e deverá ser acompanhada em serviço especializado e com a presença de hematologista.

Este documento foi elaborado na lógica da Rede Cegonha, com início da atenção no pré-natal, passando pela atenção hospitalar e finalizando com a consulta puerperal. As ações do protocolo em Mato Grosso do Sul devem ser desenvolvidas com 100% das gestantes, puérperas e recém-nascidos, incluindo as populações vulneráveis como a quilombola, ribeirinha, fronteiriça e em especial a indígena.

O protocolo atualizado está publicado na página 3 do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9). 

Fonte: SES-MS


 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube