Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicóloga Caroline de Oliveira: Como a mente afeta o corpo

17 jul 2017 23:42:00

| Colunista em Foco

Psicóloga Caroline de Oliveira: Como a mente afeta o corpo

Chamamos de Somatização sintomas físicos de origem emocional. O corpo se expressa através dos sintomas, estes sintomas originam-se dos pensamentos disfuncionais e emoções que abalam o nosso sistema psíquico. É um processo pelo qual a pessoa “transfere” para o organismo a carga emocional decorrente de algum problema que está vivendo. São mais comuns em pessoas que reprimem seus sentimentos, guardando para si sentimentos como raiva, dor e mágoa, assim aumentando a tensão e causando manifestações no organismo.

O sofrimento pode encontrar uma forma de se manifestar, uma válvula de escape, que é o sintoma, fazendo com que o corpo fique doente. Todo sintoma vem com a função de alerta, avisando de que alguma coisa não está indo bem. Os sintomas físicos estão associados a uma causa orgânica, prejudicam a qualidade de vida do indivíduo e podem levá-lo a desenvolver quadros mais graves futuramente.

Alguns dos sintomas mais comuns são:  alteração no funcionamento do intestino, dor de estômago, azia, e indigestão, dores no corpo, dor muscular, falta de ar, palpitação, problemas de pele como alergias e irritações, queda de cabelo entre outros. Revelar os conflitos pessoais e extravasar os sentimentos ao psicoterapeuta é extremamente importante para evitar que desgastes psíquicos atinjam a saúde física. Na psicoterapia é possível analisar as causas emocionais desses sintomas, percebendo que os mesmos apontam sentimentos e emoções que não foram expressos de forma significativa em momentos de sofrimento psíquico. Esse processo de conscientização das causas psíquicas dos sintomas alivia a carga que o corpo recebe do estresse emocional diminuindo assim os sintomas físicos. Se não houver tratamento psicológico e mudanças na vida do indivíduo a somatização pode se arrastar pela vida inteira. Procure ajuda! Procure um psicólogo!

Psicóloga Caroline de Oliveira

CRP 14/07024-5

Celular para contato: (67) 99920-8676

carolineoliveira_psi@hotmail.com

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube