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Psicóloga Daiani Scariot: Psicoterapia no Processo de Emagrecimento.

22 de maio de 2018 - 09:04 | Colunista em Foco

Maracaju em Foco - Notícias - Psicóloga Daiani Scariot: Psicoterapia no Processo de Emagrecimento.

Objetivos:

  1. Mudar o pensamento e o comportamento sobre dieta,
  2. Aprender a tolerar o emagrecer devagar,
  3. Treinar o pensamento para ter bons hábitos alimentares,
  4. Saber lidar com as pessoas que estimulam a comer,
  5. Aprender a ser tolerante a fome (quando esta é apenas um desejo e não uma necessidade)
  6. Gerir adequadamente a emoção e o desejo incontrolável de comer,
  7. Lidar de forma diferente com a emoção negativa que leva ao comer compulsivo,

terapia ajuda pessoas que têm longo histórico de dietas mal sucedidas e que ficam no efeito sanfona. Através do método é possível controlar as emoções como ansiedade, depressão e estresse. E além do controle da comilança, a terapia proporciona o autoconhecimento, buscando auxiliar na identificação de pensamentos sabotadores para responder a eles de maneira funcional, o que leva a pessoa se sentir melhor e a se comportar de modo mais adaptativo ao seu ambiente.

Consequentemente, o comportamento alimentar inadequado sabota o comportamento nutricional. É aí que entra a psicologia. Ela identificará quais são os fatores que levam uma pessoa a comer de maneira compulsiva.

Algumas dicas inicias da psicologia no emagrecimento:

1. Troque "o regime" por orientação nutricional.

2. Não tenha pressa! Cada pessoa tem um ritmo de emagrecimento.

3. Troque o "peso ideal" por um peso viável.

4. Lembre-se, você precisa se gostar para emagrecer e não emagrecer para se gostar. Quem não se gosta, quem não tem uma autoestima legal, não emagrece.

5. Cuide do processo! O emagrecimento virá como consequência.

6. Se você come por ansiedade, stress ou por qualquer outra emoção, precisará trabalhar essa emoção, se quiser emagrecer.

7. Faça atividade física. O melhor exercício físico é aquele que, mesmo cansada hoje, você tem vontade de fazer amanhã. Lembre-se que a endorfina, uma "droga do bem" produzida por seu cérebro quando se exercita, traz prazer e ajuda no emagrecimento.

8. Faça da comida um prazer, mas não o prazer da comida. Desenvolva outras fontes de gratificação.

9. Encare os erros como oportunidades de aprendizado e não como catástrofes.

10. Lembre-se do mandamento maior quando se fala em autoestima: não se lamente! Faça!

11. Cuidado com "dietas loucas"! Não existem milagres!

12. Engolir sapos engorda! Desenvolva a assertividade, capacidade de reivindicar seus direitos adequadamente, respeitando o dos outros, de se posicionar de maneira afirmativa, não agressiva nem omissa.

13. Como estão suas emoções? Você as leva ao prato? Não se cura ansiedade e tristeza com comida.

Clínica Corpo & Movimento

(67) 3454-7552 / (67) 99829-9858

Daiani Leda Scariot Barbosa

Psicóloga

CRP 14º 07279-9


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  3. Treinar o pensamento para ter bons hábitos alimentares,
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  5. Aprender a ser tolerante a fome (quando esta é apenas um desejo e não uma necessidade)
  6. Gerir adequadamente a emoção e o desejo incontrolável de comer,
  7. Lidar de forma diferente com a emoção negativa que leva ao comer compulsivo,

terapia ajuda pessoas que têm longo histórico de dietas mal sucedidas e que ficam no efeito sanfona. Através do método é possível controlar as emoções como ansiedade, depressão e estresse. E além do controle da comilança, a terapia proporciona o autoconhecimento, buscando auxiliar na identificação de pensamentos sabotadores para responder a eles de maneira funcional, o que leva a pessoa se sentir melhor e a se comportar de modo mais adaptativo ao seu ambiente.

Consequentemente, o comportamento alimentar inadequado sabota o comportamento nutricional. É aí que entra a psicologia. Ela identificará quais são os fatores que levam uma pessoa a comer de maneira compulsiva.

Algumas dicas inicias da psicologia no emagrecimento:

1. Troque "o regime" por orientação nutricional.

2. Não tenha pressa! Cada pessoa tem um ritmo de emagrecimento.

3. Troque o "peso ideal" por um peso viável.

4. Lembre-se, você precisa se gostar para emagrecer e não emagrecer para se gostar. Quem não se gosta, quem não tem uma autoestima legal, não emagrece.

5. Cuide do processo! O emagrecimento virá como consequência.

6. Se você come por ansiedade, stress ou por qualquer outra emoção, precisará trabalhar essa emoção, se quiser emagrecer.

7. Faça atividade física. O melhor exercício físico é aquele que, mesmo cansada hoje, você tem vontade de fazer amanhã. Lembre-se que a endorfina, uma "droga do bem" produzida por seu cérebro quando se exercita, traz prazer e ajuda no emagrecimento.

8. Faça da comida um prazer, mas não o prazer da comida. Desenvolva outras fontes de gratificação.

9. Encare os erros como oportunidades de aprendizado e não como catástrofes.

10. Lembre-se do mandamento maior quando se fala em autoestima: não se lamente! Faça!

11. Cuidado com "dietas loucas"! Não existem milagres!

12. Engolir sapos engorda! Desenvolva a assertividade, capacidade de reivindicar seus direitos adequadamente, respeitando o dos outros, de se posicionar de maneira afirmativa, não agressiva nem omissa.

13. Como estão suas emoções? Você as leva ao prato? Não se cura ansiedade e tristeza com comida.

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