Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicóloga Jackeline Almeida: Sensação de Estar Acabado 'Síndrome de Burn-Out'.

24 mai 2019 21:42:00

| Colunista em Foco

Psicóloga Jackeline Almeida: Sensação de Estar Acabado 'Síndrome de Burn-Out'.

Sabemos o quanto é importante trabalhar, o quanto faz parte da nossa identidade é parte da resposta quando nos perguntam quem somos. Querendo ou não, de uma forma ou outra existem momentos que são gratificantes e satisfatórios na profissão em que você exerce porém é tênue a relação de trabalho, estresse e adoecimento.

Hoje vamos focar um pouco mais sobre a sua saúde mental no ambiente de trabalho. Já parou para pensar nas conseqüências que podemos ter quando não cuidamos da nossa saúde ocupacional? Podemos ter problemas como por exemplo; na ergonomia ou então na nossa saúde mental, mais especificamente a Síndrome de Burnout.

O que é síndrome de Burnout?

A síndrome consiste em um stress ocupacional que se tornou crônico.  O termo stress é comumente usado para definir variações do cotidiano que causam algum desconforto ou pressão na pessoa, é praticamente como por exemplo  ficasse como  uma panela de pressão, cheia de conteúdo por dentro e por conta do seu trabalho fica em uma situação de pressão muito alta e não pode explodir. Algumas pessoas que se dedicam aos estudos sobre o ambiente de trabalho definem que o estresse ocupacional ocorre devido à indisponibilidade de treinamento e orientação, constante pressão para o funcionário ser produtivo, algumas ou todas as condições desfavoráveis à segurança no trabalho, relação abusiva e desgastante entre supervisores e subordinados, falta de controle entre a tarefa e ciclos trabalho e descanso, sendo estes incoerentes com os limites físicos e biológicos do trabalhador. É a síndrome do trabalhador que perdeu a realização laboral de si mesmo, descomprometido com os outros está sempre exaurido emocionalmente

É possível dividir a síndrome em três etapas: e elas são:

1ª- Exaustão emocional: é o estado onde a pessoa se encontra exaurido, sem energia para encarar um novo objetivo no trabalho ou até mesmo as próprias tarefas rotineiras laborais. Sensação de estar sempre trabalhando sempre no seu limite laboral.

2ª- Despersonalização: este estágio é caracterizado por uma atitude de descrença ( na função que exerce), distância e frieza com o trabalho e aos colegas, se torna emocionalmente endurecido em relação ao seu trabalho.

3ª- Perda de realização pessoal: aqui a pessoa passa a se sentir insuficiente para a sua função, tem a certeza que o seu trabalho não faz a menor diferença.

Se você se identificou com a situação acima é importante procurar um profissional para poder te ajudar, afinal é da sua saúde mental que estamos falando, e sobre o quanto é importante cuidar dela.

Psicóloga Jackeline Almeida

CRP 14/07764-5

Maracaju em Foco

O site de notícias que mais cresce em Maracaju!

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube