Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Psicóloga Letícia Nogueira Chamorro: Setembro Amarelo: Alguém pode estar precisando da sua ajuda.

12 set 2019 15:21:00

| Colunista em Foco

Psicóloga Letícia Nogueira Chamorro: Setembro Amarelo: Alguém pode estar precisando da sua ajuda.

Psicóloga Letícia Nogueira Chamorro - Foto: Bianca Coimbra - Maracaju em Foco

A luta pela prevenção ao suicídio continua e se intensifica ainda mais neste mês! Em setembro contamos com uma campanha chamada “Setembro Amarelo” e conhecimento sobre o assunto nunca é demais.  O primeiro passo a seguir é a valorização do tema, pois um dos principais cuidados que devemos ter é o de reconhecer que cada pessoa possui uma forma de lidar com o sofrimento que pode ser diferente da nossa.

Tem acontecido que pessoas que já passaram por determinados traumas e tenham elaborado de forma saudável, imaginam que todos também devem passar e elaborar, porém cada forma de viver os acontecimentos gera emoções singulares. Cada pessoa vivencia situações de forma especifica, pois possuímos mecanismos de defesa que foram formados juntamente ao desenvolvimento do próprio sujeito e por isso atuam de forma única frente aos problemas.

Vivemos em “Tempos líquidos” como Bauman (2007) já havia dito, onde a solidão, o terrorismo e outros fatores têm assolado mentes. Infelizmente o egoísmo de pessoas que buscam somente o que é bom para “si mesmo” e entendem a dor e o sofrimento do outro como irrelevantes, geram tendências de retraimento e introversão. Embora esses comportamentos sejam entendidos como forma de proteção, o indivíduo vai se esgotando até que não seja mais possível conviver com a própria dor e isso gera a própria mutilação.

Em contrapartida existem os que querem o bem e conseguem se colocar no lugar do outro, se rodear dessas pessoas é muito importante, pois a empatia é uma das ferramentas mais poderosas que se tem para usar em favor dos que estão nessa situação, achá-las não é tão difícil como parece.

Por que não devo tirar minha vida?

Tirar a própria vida não é a melhor e nem a única solução como essas pessoas costumam pensar, existe a possibilidade de viver uma vida feliz e saudável, por mais tentativas que já tenham sido feitas. O fardo pode estar muito pesado, porém existem maneiras de se aliviar. A escuta especializada é uma das formas de se conhecer e de se estruturar enquanto individuo.

Acredite!!

É possível!!

Você vai sair dessa!!

Leticia Nogueira Chamorro

Psicóloga Clinica CRP 07841-8/MS

Atendimentos: Clinica Bella Mater Av. Mario Correa, n 1781.

Telefone: 067 9.9999-8687

E-mail: psicologa.leticiachamorro@outlook.com

PODCAST: Confira as notícias que marcaram Maracaju e região no seu resumo semanal de notícias (02-09 a 07-09), clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube