Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Recursos Hídricos é tema de seminário no TCE-MS

22 set 2019 21:56:00

| Cidades

Recursos Hídricos é tema de seminário no TCE-MS

Secretários e técnicos de meio ambiente de diversos municípios de Mato Grosso do Sul participaram na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, do Seminário Estadual de Recursos Hídricos – 1º ciclo de palestras do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda. O evento com 321 inscritos é uma iniciativa do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) e com o apoio do TCE-MS e da Escola Superior de Controle Externo (Escoex).

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes dos usuários de recursos hídricos, incentivando na gestão efetiva e participativa, o seminário é uma das ações do Plano de Capacitação, aprovado pela Resolução CERH/MS nº 055, 13 de dezembro de 2018, para os anos de 2019 a 2023. E, também, é uma das metas do Contrato 041/ANA/2018-PROGESTÃO II, celebrado entre a Agência Nacional de Águas e o Estado de Mato Grosso do Sul, tendo como interventor o Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Na cerimônia de abertura, em nome do presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves, o Chefe da Assessoria de Projetos Estratégicos, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, destacou a importância do evento. “Esperamos que com a troca de ideias e experiências, esse seminário possa promover reflexões, trazendo mais conhecimento e compromisso com as políticas ambientais responsáveis”.

O diretor presidente do IMASUL, André Borges Barros de Araújo agradeceu o apoio do TCE-MS para a realização do evento e ressaltou que o seminário é uma oportunidade para debater sobre os rumos da gestão de recursos hídricos no Estado. “O debate é fundamental para que possamos avançar naquilo que já tem dado bons resultados e para isso é fundamental a participação dos gestores e da sociedade civil como um todo”.

Ao fazer uso da palavra, o diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, enalteceu a realização do evento que trás, ao debate, um assunto de relevância mundial. “E como já disse uma vez, o Brasil enfrenta escassez de recursos hídricos em meio à abundância, daí a importância da boa gestão desses recursos naturais para as próximas gerações”.

A mesa de abertura foi composta pelo Chefe da Assessoria de Projetos Estratégicos, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes; diretor presidente do IMASUL, André Borges Barros de Araújo; diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade; pelo Secretário de Estado Adjunto da SEMAGRO, Ricardo José Senna; pelo corregedor-geral da Assembleia Legislativa e coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, deputado estadual Renato Câmara; o coordenador nacional da Frente Parlamentar Ambientalista, vereador Eduardo Romero; o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema, Sidney Ambrósio Tambosi; pelo presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Breno esteves Lasmar e o presidente do Comitê de Bacia dos Rios Santana e Aporé, Paulo Sérgio Gomes.    

Após a abertura, o seminário teve seguimento com a palestra magna – Segurança de Barragem, feita pelo Superintendente de Regulação da ANA, Rodrigo Flecha, que deu início explanando sobre as principais crises hídricas ocorridas no Brasil.

Para os dois dias de evento, 19 e 20 de setembro, a programação do seminário incluiu temas como: Ferramentas de gestão de recursos hídricos; Os desafios dos usuários na gestão dos recursos hídricos; Sustentabilidade em bacias hidrográficas, entre outros.

Olga Mongenot

Fotos: Mary Vasques

PODCAST: Confira as notícias que marcaram Maracaju e região no seu resumo semanal de notícias (09-09 a 14-09), clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube