Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Showtec 2018: Seminário do setor sucroenergético aborda manejo e revitalização do solo

19 jan 2018 19:06:00

| Rural em Foco

Showtec 2018: Seminário do setor sucroenergético aborda manejo e revitalização do solo

O painel realizado na manhã desta sexta-feira (19), último dia do Showtec 2018, é voltado ao setor sucroenergético e tem como principal foco o melhoramento genético e a recuperação do solo. O evento reuniu produtores rurais e representantes de usinas e teve o objetivo de debater o ganho de produtividade e a longevidade do canavial, por meio da recuperação do solo. A programação segue hoje até o final do dia. O pesquisador Fernando Andreote, da Esalq, apresentou a microbiologia do solo e o funcionamento da agricultura intensiva no processo de melhoria do desempenho agrícola. "É preciso buscar recursos na área de cultivo de forma mais adequada, por meio de um manejo sustentável usando a biologia do solo", explicou, ao comentar os impactos da monocultura na degradação do solo. "Todo sistema de cultura gera impactos, o que precisamos é buscar práticas de manejo menos invasivas e que permitam a recuperação da área. É este o foco de nosso trabalho", acrescenta. Atualmente, a cana-de-açúcar é a terceira cultura com maior área de plantio em Mato Grosso do Sul – são 650 mil hectares de área plantada, perdendo apenas para a soja e milho, mais predominantes na região. O pesquisador João Civieiro falou sobre o programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar, desenvolvido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e apresentou as variedades pré-lançadas e futuras liberações de tecnologia dentro deste segmento. Também foram apresentados os resultados da tecnologia Longevus para a cana-de-açúcar que surge como uma alternativa eficiente em busca de revitalização e recuperação de solos. "Temos resultados muito bons no Brasil e em outras regiões, com índices já aprovados", garante. A programação do Showtec 2018 segue durante a tarde, com o Encontro Jovens da Agropecuária, que terá duas palestras: Herdeiro, sucessor e líder – sucessão, um desafio possível, com a coach e consultora Beatriz Brito, e Case de sucessão familiar, com o engenheiro agrônomo Ricardo Goulart. O moderador será Rafael Gratão, do Sistema Famasul e MNP.

Sobre o Showtec O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Assessoria

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube