Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Tabelião Leandro Corrêa: Quem tem 'culpa no cartório'???

04 abr 2019 17:06:00

| Colunista em Foco

Tabelião Leandro Corrêa: Quem tem 'culpa no cartório'???

Por meio de uma ferramenta simples e que pode estar na palma de nossas mãos, qualquer cidadão pode saber se tem algum protesto de dívidas em cartório.

Para entender melhor a ferramenta, vamos explicar um pouco como funciona o Cartório de Protesto.

Com o nome técnico de Tabelionato de Protesto de Títulos, o Cartório de Protesto é responsável por dar publicidade às dívidas, além de fazer a cobrança perante o devedor.

Podem ser levados para cobrança em Cartório os cheques, as notas promissórias, as duplicatas, os contratos de aluguel e até mesmo as dívidas públicas, como IPTU, IPVA e Imposto de Renda.

Os credores levam para Cartório o documento da dívida e, após uma análise, um intimador/funcionário vai até o endereço do devedor fazer a intimação. Recebida a intimação pelo devedor, ele terá até 3 dias para fazer o pagamento, sob pena de ser protestado e ter seu nome incluído nas listas de mau pagadores.

Aqui entra a ferramenta que falávamos no início do texto: a Consulta Nacional de Protesto. Por meio de um aplicativo de celular, disponível na App Store (Apple) e na Google Play (Android), chamado Consulta Nacional de Protesto – CNP, qualquer cidadão poderá consultar pelo CPF ou CNPJ se uma pessoa ou empresa tem protestos, totalmente de graça, sem necessidade de nenhum cadastro prévio. 

A busca é nacional, sendo o resultado imediato, na palma de sua mão.

Alguma dúvida sobre o Protesto de Títulos e a Consulta Nacional? Procure o Cartório de Protesto de sua cidade. Em Maracaju, o Protesto de Títulos é feito no 1º Ofício.

Leandro Corrêa
Tabelião do 1º Ofício de Maracaju

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube