Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Tiago Bresolin: A missão do líder comunitário

26 mar 2017 16:03:00

| Colunista em Foco

Tiago Bresolin: A missão do líder comunitário

O trabalho comunitário é essencial aos bairros Paraguai/ Vila Prateada/ Vila Militar e Vila do Ovídio, especialmente porque a cidade cresceu. Dentro de nossa é necessário se compreender os níveis de lideranças existentes na comunidade. E minha visão aponta que há dois tipos de líderes comunitários:

Líder Cidadão: que participa, apoia, contesta a maioria dos assuntos relacionados ao seu bairro e cidade, mesmo sem ter cargo ou função alguma.

Líder comunitário: é o que se propõe a assumir as responsabilidades sobre o seu bairro, enfrentando um caminho bem mais árduo. Primeiro passa pelo crivo do voto popular, nas urnas; recebe o mesmo voto de uma eleição convencional para vereador, prefeito e até presidente da República. Ele passa a ser o representante oficial da comunidade e não é remunerado.

Estou passando por essa experiência por ser representante dessa comunidade. Pude passar por momentos de suma importância e fazer uma política mais próxima das pessoas. É a chamada “política de dentro de casa”, onde existem os apelos por melhorias. E os obstáculos enormes. Todavia, nada que um líder comunitário não consiga lidar, buscar e executar. E, enfim, ver o resultado positivo em favor da nossa comunidade.

O Líder Cidadão se destaca pela forma de participação que implementa na comunidade. Em geral, buscando sempre criar um nível de consciência crítica junto à população, para que ela cobre seus direitos, feito de forma coletiva, vendo os problemas, analisando e agindo. Quase sempre passa o problema para o presidente do bairro buscar alternativas de solução.

Em sendo assim, o líder comunitário – Presidente de bairro – é um herói anônimo. É servidor da comunidade sem remuneração e sempre busca honrar as suas obrigações defender o coletivo. Ele é o verdadeiro representante da comunidade perante o poder público. Sua missão não passa pelo individualismo: “eu fiz, eu sou, eu faço”. Ele deve, sim, se adaptar às diretrizes coletivas da organização comunitária que preside. É certo que não se consegue chegar em lugar algum como sozinho. Todo indivíduo necessita de ajuda de alguém. Porque é o povo que o elegeu: ali já nasceu uma união e um elo com todos.

Onde é o primeiro lugar que o morador busca a solução? É na casa do presidente de bairro! Não tem gabinete. Abre as portas da sua casa para atender às pessoas da comunidade. Sua sala e sua cozinha se tornam o seu gabinete. E deixa de ter sua privacidade com a família para compartilhar com todos moradores do seu bairro.

Busca de benefícios para comunidade

Quando uma obra chega no bairro, o líder pode comemorar, pois sabe que teve uma grande luta e muitas dificuldades para chegar até ali. Por exemplo, para ter a obra, certamente participou de várias reuniões com poder público, buscando a melhoria.

É certo que teve que se sujeitar em intermináveis “chás de cadeira”. E tirar do seu bolso ou fazer cota com a comunidade para pagar a passagem do transporte coletivo, para ir às reuniões. Ou mesmo, ir de carona com membros da diretoria ou com os próprios moradores. O líder deixa de estar com a família em prol do coletivo. Recebe vários “nãos” e, mesmo assim, não desiste. É legítimo, portanto, que, depois possa comemorar com a comunidade as vitórias conquistadas para seu bairro.

Parabéns aos presidentes das Associação da cidade de Maracaju e Principalmente ao SR Prefeito Dr. Maurílio Ferreira Azambuja e Vereadores , eleitos neste ano. Desejo que todos possam trilhar o caminho do novo, na busca incessante em melhorias para o coletivo. Repito: sozinho não se chega em nenhum lugar. Contudo, juntos, som sua diretoria, os presidentes com suas comunidades conseguem políticas públicas sérias e, por consequência, elevam a auto-estima da população.

O verdadeiro líder comunitário promove sua comunidade e, por vezes, faz as pessoas sentirem que o seu bairro é o melhor para se viver e construir a sua família. Ele trabalha sempre para que cada morador se sinta valorizado e ele faça a diferença no seu bairro.

Quando isso acontece, as pessoas se sentem valorizadas. E isso dá um novo sentido ao ego de cada um. E, assim, o líder comunitário se sente realizado por mais um dia árduo de trabalho sem remuneração.

O verdadeiro líder comunitário tem tato com as pessoas e sabe conquistar cada uma delas, mesmo que leve certo tempo. Aquele que é líder verdadeiramente conhece suas próprias fraquezas, mas não se deixa abater por nenhuma delas. A humildade é sua marca. Ele segue seu caminho, cumpre o seu papel com amor e simplicidade e leva ao topo todos os que ouvem e seguem seus conselhos.

Os líderes comunitários sempre atuam em todas as regiões de Maracaju: Norte, Sul, Leste e Oeste. Sempre fortalecendo projetos e propostas que valorizam a nossa cidade e ajudam a construir um novo momento. E assegurar o pomposo lema: “Maracaju uma cidade melhor a cada dia, conhecida como sua tradicional festa da Linguiça e por ser a 6° maior economia do estado do M.S do agronegócio”. Afinal de contas, a nossa história de líder comunitário é confeccionada com carinho e desejo de mudar para melhor as condições de vida das pessoas.

Fica aqui um caminho a percorrer aos presidentes de Associações de Moradores de Bairros, heróis anônimos, eleitos pelo povo do seu bairro e que hoje representa muitos pais de família. Sigam em frente nos momentos mais difíceis. Pense em Deus. Sempre coloquem Deus em primeiro lugar, em suas ações. Valorizem suas famílias. Não tenham medo de errar e de sonhar. Sejam atuantes e determinados, na defesa de suas comunidades.

Trabalhem incansavelmente por seus bairros e o resultado positivo virá com o tempo. E você poderá comemorar com sua família e com sua comunidade as vitórias alcançadas no seu bairro e pelo seu trabalho sem remuneração. 

Tiago Bresolin é Presidente da Associação de Moradores dos Bairros Paraguai/ Vila Prateada/ Vila do Ovídio e Vila Militar.

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube