Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Torneio de Robótica: times das escolas do Sesi de Campo Grande e Maracaju estão prontos para entrar em ação

24 ago 2018 20:22:00

| Educação

Torneio de Robótica: times das escolas do Sesi de Campo Grande e Maracaju estão prontos para entrar em ação

Depois de Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas, agora é a vez dos times das escolas do Sesi de Campo Grande e Maracaju disputarem o Torneio Interclasses de Robótica. Neste sábado (25/08), o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco será tomado pela animação dos competidores – serão 18 times de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sem falar que tem um monte de dancinhas e a galera abusa das fantasias. A entrada é gratuita e os portões são abertos ao público.

Se você nunca foi a um torneio de robótica e não imagina o que acontece nas provas, a gente te explica. Os alunos do Sesi participam de uma série de competições de robótica ao longo do ano. O Interclasses, especificamente, é organizado pela instituição em Mato Grosso do Sul como uma preparação para o Torneio First Lego League (FLL).

Neste torneio, os alunos são avaliados enquanto realizam quatro diferentes missões – uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam robôs de Lego construídos por eles na arena de competições, e as máquinas precisam ser programadas para cumprir uma série de tarefas.

É nessa hora que o coração dispara, porque um código programado errado pelo competidor impede o robô de cumprir a missão e perder pontos. Nessa hora, a torcida vai ao delírio. Outra categoria é o Projeto de Pesquisa, na qual os alunos precisam desenvolver uma solução seguindo o tema proposto pela FLL para este ano: “Into Orbit – O que é preciso para você entrar em órbita?”. 

Vale a pena conhecer o que os jovens cientistas do Sesi desenvolveram. No ano passado, quando o tema era “Hydro Dynamics”, um dos times criou uma máquina de levar que reutiliza a água da lavagem para irrigação. Cada time apresenta seu projeto em um “pit”, e o visitante pode passear por eles durante o torneio.

Os alunos também são avaliados pelo design do robô que construíram, assim como na categoria “Core Values”: a capacidade de trabalhar em equipe e ter espírito colaborativo. E com estes valores os alunos capricham na decoração, gritos de guerra e caracterização dos times, transformando o torneio em uma grande festa para o público.

Programação

Os portões do Albano Franco serão abertos às 9 horas. As avaliações dos juízes nas categorias Projeto de Pesquisa, Design do Robô e Core Values seguem até por volta das 12 horas, quando está previsto um intervalo para almoço. O Desafio do Robô, quando começam os rounds oficiais de competições entre os robôs, é a partir das 14 horas e seguem até às 16 horas. Depois, é realizada a cerimônia de premiação e o Interclasses é encerrado com uma grande Festa da Amizade.

Torneio Interclasses de Robótica

Data: 25 de agosto - Sábado

Horário: das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Local: Centro de Convenções e Exposições Albano Franco - Avenida Mato Grosso, 5.017, Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande (MS)

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube