Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Trincheira Show exibe aspectos do solo e sistema radicular de plantas no Showtec 2020

06 dez 2019 18:09:00

| Rural em Foco

Trincheira Show exibe aspectos do solo e sistema radicular de plantas no Showtec 2020

Estrutura mostra a olho nu características do solo e sua relevância para qualidade do plantio

Sucesso entre os participantes na edição de 2019, a Trincheira Show retorna ao Showtec com estrutura ainda maior para melhor atender a demanda dos participantes da feira. Ali, será possível conhecer aspectos físicos, químicos e biológicos do solo a olho nu, além do sistema radicular das plantas, e sua relação com a qualidade dos grãos e sua produtividade. Haverá, ainda, o lançamento dos parâmetros técnicos para análise da biologia do solo. A feira será realizada de 22 a 24 de janeiro de 2020, na sede da Fundação MS em Maracaju, a 160 km de Campo Grande. 

Em uma trincheira com 22,5 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, serão apresentadas as diferenças morfológicas nas raízes de nove coberturas vegetais e como essas raízes influenciaram o desenvolvimento da soja quando cultivada em sucessão a coberturas vegetais. “Vamos falar dos benefícios do aporte de palha e nutrientes ao sistema de produção e as influências na física, química e biologia do solo”, explica o pesquisador de manejo e fertilidade do solo da Fundação MS, Douglas Gitti. 

Gitti destaca que a melhoria da qualidade do solo gera valor ao produtor rural, uma vez que a escolha da cobertura vegetal correta impacta diretamente no solo, tornando-o mais aerado, fértil e com melhor atividade biológica. “Isso acaba refletindo em um ambiente favorável ao desenvolvimento das culturas da soja e do milho e, consequentemente, em melhores produtividades”, alega. 

Para que os produtores rurais e técnicos saibam como está a saúde dos solos de suas propriedades, o Showtec 2020 fará o lançamento, na trincheira, de uma nova ferramenta para análise biológica do solo, por meio de palestra da pesquisadora Ieda Mendes, da Embrapa Cerrados, que em breve estará disponível, com o objetivo de facilitar esse monitoramento. O acompanhamento da atividade biológica do solo pode auxiliar na tomada de decisão na escolha de práticas conservacionistas, como a intensificação da rotação de culturas, sendo alternativa para aumento da produtividade das culturas. 

Confira a programação completa do painel:

Dias: 23 e 24 de janeiro de 2019

08 horas - Química do solo: exsudação radicular em diferentes coberturas vegetais.
Palestrante: Juca Sá - Federação Plantio Direto.
Local: Trincheira.

08h30min - Física do solo: agregação do solo e infiltração de água ao longo do perfil.
Palestrante: Ricardo Ralisch - Federação Plantio Direto.
Local: Trincheira.

09 horas - Bioanálise do solo: como acessar e avaliar a saúde do solo.
Palestrante: Ieda Mendes - Embrapa Cerrados.
Local: Trincheira.

09h30min - Resultados regionais.
Palestrante: Douglas Gitti - Fundação MS.
Local: Trincheira.

09h45min - Debate.
Moderador: André Dobashi.
Local: Trincheira.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro e Fundação Agrisus.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

Se é sucesso, aparece aqui!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube