Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Turma do curso de automação industrial do Senai de Maracaju apresenta projeto integrador

26 nov 2018 23:32:00

| Educação

Turma do curso de automação industrial do Senai de Maracaju apresenta projeto integrador

Na semana passada, os oito alunos da 1ª turma do curso técnico em automação industrial do Senai de Maracaju apresentaram o Projeto Integrador como parte da etapa de conclusão da formação. O objetivo do Projeto Integrador é desenvolver nos discentes a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias estudadas durante o curso de forma integrada, proporcionando-lhe a oportunidade de confrontar as teorias estudadas com as práticas profissionais existentes, para consolidação de experiência e desempenho profissionais.

As apresentações foram feitas em duplas e envolveram os alunos Agnaldo José de Salles, Ailton Souza Nascimento, Arnaldo Cote, João Herbert Carneiro Dantas, Josias Vieira da Silva Júnior, Marcio Pessoa Almeida, Robson Tenório Cavalcante e Wellinton Moraes Lisboas. A turma teve como instrutor Renato Garbellini Ribeiro e a banca examinadora foi formada por Renato Garbellini Ribeiro, Cleiton Amilton Batista Feltrin e Danilo Umbelino. 

Os alunos apresentaram com êxito a metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto, apresentando na prática o desenvolvimento dos trabalhos, sendo que os temas abordados pelos alunos foram automação de degerminador de milho, amostrador automático de coleta de bagaço e carrinho de ferramenta. Para o gerente do Senai de Maracaju, Gilberto Evidio Schaedler, a teoria é importante, mas sem a prática a formação dos profissionais é prejudicada. 

“É essa a ideia que orienta os Projetos Integradores. O ensino deve proporcionar ao discente a oportunidade de construir conhecimento a partir da integração e utilização dos diversos recursos intelectuais e pedagógicos”, destacou Gilberto Evidio Schaedler. Para o instrutor Renato Garbellini Ribeiro, os temas dos Projetos Integradores foram baseados em quais são os problemas que eles irão solucionar, para quais foram direcionados e qual a real importância deles na realidade de uma indústria.

“Os resultados finais foram baseados nos benefícios, vantagens e desvantagens, impactos tecnológicos e econômicos que os Projetos irão proporcionar. E durante toda a elaboração e desenvolvimento, foram nitidamente observados uma maior aproximação dos alunos com a realidade industrial”, disse Renato Ribeiro.

Na avaliação do aluno Marcio Pessoa, o Projeto Integrador contemplou a montagem de um equipamento automatizado, dentro do processo produtivo de uma usina de açúcar e álcool. “Com a implantação deste equipamento, houve uma melhoria na eficiência da produção, bem como na segurança dos trabalhadores envolvidos. Análises da matéria prima ficaram mais confiáveis e o resultado final foi importante também para o fornecedor da cana de açúcar”, detalhou.

O aluno Ailton Souza Nascimento explica que iniciou o curso com o objetivo de ter mais uma alternativa de reentrada no mercado de trabalho, adquirindo uma nova profissão com conhecimento específico, de qualidade e de reconhecimento profissional; já que atuava na área de informática como analista de TI. “Graças ao conhecimento adquirido no Senai e com a ajuda dos profissionais e colegas de formação, consegui um emprego de eletricista industrial, na cidade de Maracaju, sendo que o objetivo ainda é o de técnico em automação”, afirmou.

Assessoria

 

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube