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Administrador Junior Rodrigues Barreto: Dia do Vendedor: As principais habilidades do vendedor atual

01 de October de 2020 - 14:30 | Colunista em Foco

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As relações de consumo mudaram drasticamente desde que a internet passou a estar ao alcance de todos, 24h por dia. Hoje, as prioridades dos clientes são outras (alguns escolhem uma marca em detrimento à outra por conta do apoio da empresa às causas sociais, por exemplo) e o consumidor está muito mais consciente, exigente e bem informado!

No artigo de hoje, vamos conversar melhor sobre o que se espera do vendedor atual, suas principais características e saber como surgiu o dia do vendedor.

Origem do Dia do Vendedor

O Dia do Vendedor surgiu a partir do 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, que aconteceu entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937, na Argentina, e participaram representantes do Brasil, Uruguai, Chile e México.

No evento, além de discutir os problemas relacionados à atividade, meios de aperfeiçoamento e regulamentação da profissão, decidiu-se que o dia 1º de outubro seria destinado a comemorar o Dia do Vendedor (a nível pan-americano). E essa data de uma comemoração tão importante foi pela lei nº 3.207, de 18 de julho de 1957, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek.

As principais habilidades do vendedor atual

Hoje, não é raro encontrar clientes que chegam até o vendedor com todos os detalhes sobre o produto na ponta da língua. Antes de decidir qual negócio fechar, muita pesquisa é feita e, nesse momento, muitos vendedores perdem a fala: o que dizer para alguém que, aparentemente, já sabe tudo? Acontece que agora o conhecimento do vendedor deve ser igualmente dividido entre produto e pessoas.

Saber ouvir

Para conhecer o cliente, você precisa ouvi-lo. Mas, atenção: estamos falando de ouvir verdadeiramente, de querer entendê-lo. Muitos vendedores ouvem já procurando um contraponto para rebater ou só esperando o cliente terminar de falar para poder oferecer, mais uma vez, o produto.

Criar relacionamento

Criar um relacionamento com o cliente é positivo para as vendas: quanto melhor você o conhece, mais valiosa será a sua ajuda. A primeira venda, talvez, exija mais esforço para criar um vínculo, entretanto, nas próximas, o ciclo de vendas aumentará.

É conciliador

Esse tipo de vendedor sabe que um bom negócio é aquele onde as duas partes saem satisfeitas, não onde uma ganha e outra perde. Ou seja, ele sabe abrir mão, fazer concessões e buscar uma solução que seja interessante para os dois lados.

Agregam valor ao que vendem

Pode ser que o seu produto tenha uma função maravilhosa, mas de nada adianta se ela não for essencial para o seu cliente. Foque no que você, a sua empresa e o seu produto ou serviço podem fazer pela vida dele, como podem transformá-la.

Praticam a liderança

Líderes são aqueles que tem a capacidade de engajar e influenciar positivamente os demais. Muitas vezes, o vendedor precisa liderar a si mesmo, buscando maneiras de se manter engajado com o trabalho e buscando sempre otimizar seus processos e técnicas.

Mesmo que o mercado e os consumidores tenham mudado, a figura do vendedor é essencial para toda e qualquer empresa. Saber se adaptar às novas realidades, manter-se atualizado das tendências e continuar estudando para ter um desempenho cada vez melhor são marcas registradas dos vendedores atuais.

Feliz dia do vendedor!

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

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No artigo de hoje, vamos conversar melhor sobre o que se espera do vendedor atual, suas principais características e saber como surgiu o dia do vendedor.

Origem do Dia do Vendedor

O Dia do Vendedor surgiu a partir do 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, que aconteceu entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937, na Argentina, e participaram representantes do Brasil, Uruguai, Chile e México.

No evento, além de discutir os problemas relacionados à atividade, meios de aperfeiçoamento e regulamentação da profissão, decidiu-se que o dia 1º de outubro seria destinado a comemorar o Dia do Vendedor (a nível pan-americano). E essa data de uma comemoração tão importante foi pela lei nº 3.207, de 18 de julho de 1957, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek.

As principais habilidades do vendedor atual

Hoje, não é raro encontrar clientes que chegam até o vendedor com todos os detalhes sobre o produto na ponta da língua. Antes de decidir qual negócio fechar, muita pesquisa é feita e, nesse momento, muitos vendedores perdem a fala: o que dizer para alguém que, aparentemente, já sabe tudo? Acontece que agora o conhecimento do vendedor deve ser igualmente dividido entre produto e pessoas.

Saber ouvir

Para conhecer o cliente, você precisa ouvi-lo. Mas, atenção: estamos falando de ouvir verdadeiramente, de querer entendê-lo. Muitos vendedores ouvem já procurando um contraponto para rebater ou só esperando o cliente terminar de falar para poder oferecer, mais uma vez, o produto.

Criar relacionamento

Criar um relacionamento com o cliente é positivo para as vendas: quanto melhor você o conhece, mais valiosa será a sua ajuda. A primeira venda, talvez, exija mais esforço para criar um vínculo, entretanto, nas próximas, o ciclo de vendas aumentará.

É conciliador

Esse tipo de vendedor sabe que um bom negócio é aquele onde as duas partes saem satisfeitas, não onde uma ganha e outra perde. Ou seja, ele sabe abrir mão, fazer concessões e buscar uma solução que seja interessante para os dois lados.

Agregam valor ao que vendem

Pode ser que o seu produto tenha uma função maravilhosa, mas de nada adianta se ela não for essencial para o seu cliente. Foque no que você, a sua empresa e o seu produto ou serviço podem fazer pela vida dele, como podem transformá-la.

Praticam a liderança

Líderes são aqueles que tem a capacidade de engajar e influenciar positivamente os demais. Muitas vezes, o vendedor precisa liderar a si mesmo, buscando maneiras de se manter engajado com o trabalho e buscando sempre otimizar seus processos e técnicas.

Mesmo que o mercado e os consumidores tenham mudado, a figura do vendedor é essencial para toda e qualquer empresa. Saber se adaptar às novas realidades, manter-se atualizado das tendências e continuar estudando para ter um desempenho cada vez melhor são marcas registradas dos vendedores atuais.

Feliz dia do vendedor!

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