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Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526
05 nov 2020 19:57:00
| Colunista em FocoO final do ano é a época de maior demanda para o comércio varejista e prestadores de serviços de diversos segmentos. O pagamento do 13º salário aumenta significativamente o volume de dinheiro no mercado. A maior circulação de capital associada aos festejos de Natal, Ano Novo e férias escolares, são fatores que estimulam as pessoas ao consumo, o que leva ao nosso tema deste artigo: vendas de fim de ano. Confira algumas dicas:
Planejamento e definição do mix e volume de produtos em estoque
O planejamento inicia-se a partir da decisão do empresário dos resultados que espera alcançar no período. Essa decisão é influenciada por fatores econômicos, disponibilidade de capital para investir e, principalmente, visão e sensibilidade do empreendedor. Uma decisão conservadora, poderá implicar em falta de produtos para venda. Da mesma forma, uma decisão muito arrojada de compra, sem uma estratégia que suporte essa venda, pode levar a empresa a iniciar o ano seguinte com alto volume de estoque, exigindo ações de saldões que impactarão na rentabilidade do negócio. Então antecipe seu pedido.
Estratégias de promoção e comunicação
Planejar a comunicação da sua empresa negociando os espaços publicitários com antecedência. Nos últimos dois meses os espaços disponíveis para anúncio em jornais, revistas, outdoors, emissoras de rádio e televisão são muito disputados. Como o período é curto e as ofertas de produtos e serviços são abundantes, as melhores campanhas são as mais criativas e inteligentes.
O Black Friday foi uma forma criativa que os empreendedores encontraram para liquidar seus estoques antigos, para preparar a chegada de novas mercadorias, além de impulsionar as vendas, é claro.
Aproveite o Black Friday para garantir o retorno dos clientes em datas importantes como o Natal, Ano Novo e até mesmo no aniversário. Para isso, ofereça descontos em troca de informações úteis para vendas futuras.
Tenha um cadastro com dados como aniversário da esposa/marido, aniversário dos filhos, telefones para contato, e-mail, etc. Com base nessas informações, você pode surpreender seus clientes em ocasiões especiais, fidelizá-los e garantir vendas e indicações.
Disponibilizar vale presentes em sua loja pode ser uma das melhores estratégias para alavancar os seus resultados de vendas, pois além de permitir que os clientes presenteiem seus amigos e familiares, essa é uma forma de atrair consumidores para o seu estabelecimento, criando a possibilidade de agregar novas vendas.
É importante que a empresa comunique e promova seus produtos e serviços através de conteúdos na mídias digitais para o aumento de vendas, afinal, é por lá que os clientes poderão encontrar informações e detalhes sobre cada aspecto do seu produto/serviço. Ter um bom conteúdo disponível ajudará uma tomada de decisão mais assertiva por parte do seu cliente, facilitando suas vendas. A internet ainda traz a possibilidade de quantificar e metrificar cada aspecto da comunicação digital, é possível saber quais canais dão mais resultados, ou quais são os produtos mais procurados.
Qualifique sua equipe de vendedores
Para garantir ótimos resultados nas vendas de fim de ano, é imprescindível que a sua equipe de vendedores esteja qualificada para lidar com o aumento da demanda. Afinal, é nessa época que cada dia um novo leque de possibilidades de prospecção é aberto.
Invista no treinamento de seus colaboradores, garantindo que eles estejam munidos com todas as informações relevantes sobre os produtos da empresa. Certifique-se de que eles tenham boas técnicas de argumentação para contornar todas as objeções dos clientes.
Estrutura e back-office
Para suportar um volume muito maior de vendas, será necessária uma equipe de apoio maior também. Caixas, entregadores, empacotadores, entre outros. Mas não são somente as pessoas, mas muitas vezes equipamentos. Máquinas de cartão de crédito, embalagens etc
Formas de pagamento / crédito
As formas de pagamento disponíveis são determinantes para o aumento das vendas. Além de cartões de débito, crédito, transferências bancárias, depósitos, utilização de aplicativos e cheque (com serviço de proteção que minimizem os riscos), as linhas de financiamento direto são fundamentais para muitos segmentos.
Então, com o planejamento e definição do mix e volume de produtos em estoque realizados, estratégias de promoção e comunicação definidos, equipe qualificada e capacitada, estrutura e back-office alinhados e formas de pagamentos estipulados, o sucesso das vendas de fim de ano é garantido!
FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.
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