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Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

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Administrador Junior Rodrigues Barreto: Clube de Assinaturas: aumente suas vendas com esse modelo de negócio

19 mai 2021 00:01:00

| Colunista em Foco

Administrador Junior Rodrigues Barreto: Clube de Assinaturas: aumente suas vendas com esse modelo de negócio

Conforto, comodidade e experiências de consumo totalmente inovadora: esses são alguns benefícios que fazem dos clubes de assinatura um modelo de negócio que veio para ficar!

Vamos entender um pouco melhor como funcionam esses clubes?

Clubes de assinatura são plataformas digitais com foco em experiência e fidelização de clientes, diferente das vendas pontuais do varejo. É um modelo de negócio voltado ao comércio recorrente de produtos ou serviços. Além disso, outra característica básica dos clubes de assinatura é o pagamento recorrente, junto com acordos entre empresas e lojistas mais claros e objetivos.

Dessa forma, o assinante paga um valor mensal, trimestral ou anual de acordo com o plano escolhido e os produtos são entregues periodicamente no conforto de seu lar.

Esses serviços, oferecidos de forma recorrente, vão desde diferentes tipos de café, cervejas artesanais, cortes especiais de carne até produtos de beleza, livros ou mesmo materiais para escritório.

Quais as maiores vantagens dos clubes de assinatura?

Um clube de assinatura é muito vantajoso para todas as partes do negócio, desde os lojistas, fornecedores e clientes.

Além disso, a fidelização de um cliente é fundamental para manter o relacionamento dele com aquela empresa, o que garante mais saúde financeira a longo prazo.

Entre os maiores benefícios, podemos destacar:

Vantagens para consumidores

O conforto e a comodidade de receber os produtos preferidos sem sair de casa é cada vez mais recorrente quando o assunto é comportamento do consumidor. Da mesma forma, experiências encantadoras norteiam o core de quem oferece assinatura de produtos, e os consumidores querem ter esse tipo de exclusividade. Outros benefícios é a facilidade para o cliente, que pode escolher e programar suas assinaturas, cancelando o serviço quando quiser, preços mais atrativos do que os vistos no varejo, produtos exclusivos e importados, acesso ao desconhecido e resolução das objeções como: “ter que sair de casa para comprar o que gosto”.

Vantagens para empresas

Além dos vários benefícios para quem assina um serviço de assinaturas, as empresas também têm inúmeras vantagens.

A primeira dela já foi muito falada aqui: a oportunidade de fidelizar clientes e transformá-los em verdadeiros fãs da marca.

Dessa forma, se você vender um produto que é de consumo recorrente, conseguir gerar valor para seus clientes e se relacionar com eles, as chances de renovação da assinatura são enormes!

Além disso, também podemos falar de previsibilidade de receita, controle de estoque, otimização da equipe financeira, taxas baixas de inadimplência (quando associado ao pagamento com cartão de crédito) e outros indicadores financeiros fundamentais para o seu negócio.

Como montar um clube de assinatura?

Alguns pontos precisam ser destacados para que você crie um modelo que seja realmente escalável e sustentável a longo prazo:

1. Tenha certeza que seu produto ou serviço é recorrente

Fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro passo e não pode ser deixado de lado para quem está se perguntando como montar um clube de assinaturas.

Um clube de assinaturas precisa ser escalável, e que os produtos e serviços oferecidos precisam ter aderência com o público-alvo.

Se você sabe que seu clube é realmente recorrente e tem uma proposta de valor clara para seus futuros clientes, já tem um bom caminho andado!

2. Defina os planos que serão oferecidos neste clube de assinaturas

Depois de entender se existe mercado potencial para seu clube, se seus produtos e serviços são recorrentes e se você consegue escalar seu negócio, é hora de pensar nos planos e no valor agregado de cada um deles.

Como você vende é tão importante quanto o que você vende. Guarde bem essa informação quando criar um clube de assinaturas! Dessa forma, ofereça opções de tempo de assinatura, benefícios, diversificação e o mais importante: experiências encantadoras.

Você assinaria um clube? Ou montaria um clube de assinatura para o seu negócio?

Junior Rodrigues Barreto
Administrador
Especialista em Administração com MBA Executivo em Administração com ênfase em RH 
Técnico em Agronegócios
Técnico em Administração com Ênfase em Recursos Humanos

Contato: 067-9.9944-2280

Foto: Bianca Coimbra

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