Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Após aprovado, Curso de Agronomia deve se tornar realidade já no início do próximo ano em Maracaju.

22 set 2020 03:42:00

| Educação

Após aprovado, Curso de Agronomia deve se tornar realidade já no início do próximo ano em Maracaju.

Aprovação agora depende do Conselho Estadual de Educação que conta com documento assinado por mais de 30 entidades e pessoas ligadas ao agronegócio em Maracaju.

Redação

Em uma reunião realizada no Recantos dos Criadores - Sindicato Rural de Maracaju no início da noite desta segunda-feira 21-09 o Reitor da UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Laércio Alves de Carvalho informou aos presentes sobre os próximos passos para a concretização do curso de Agronomia na unidade de Maracaju.

Durante sua fala, Laercio Alves de Carvalho ressaltou que durante sua gestão a frente da universidade tem buscado visitar cada unidade, observando e constatando a demanda de cada localidade e confirmou que com a parceria das entidades e pessoas é totalmente possível já ter o curso no início de 2020, mas reforçou que não é a reitoria que abre ou fecha cursos, toda etapa depende da aprovação do conselho da universidade que receberá a Carta Assinada por mais de 30 entidades e pessoas do município reforçando o apoio a vinda do curso para Maracaju.


Integrantes do Sindicato Rural de Maracaju, acompanhados do Reitor Laércio Alves de Carvalho - Foto: Ben Hur Salomão Teixeira

Salientou ainda que boas etapas já passaram, como o interesse e aprovação da reitoria, aceite da Unidade de Aquidauana, já que o curso funcionará como uma extensão da unidade e agora, certamente, contará com o apoio do Governo do Estado, dependendo da aprovação do conselho em uma reunião prevista para acontecer em 10 e 11 de novembro, após isso, sendo aprovado já será elaborado o edital e a primeira turma deve iniciar os estudos já no primeiro semestre de 2021.

Com base em todos os apoios recebidos, estaremos encaminhando para uma comissão já criada e que está finalizando o estudo de viabilidade técnica do curso no município e agora este documento sendo anexado, teremos o próximo passo que é uma consulta ao Conselho Estadual de Educação e sendo deferido o último passo é a aprovação do Conselho de Pesquisa e Extensão da UEMS que se reunirá nos dias 10 e 11 de novembro. Sendo aprovado, estamos trabalhando para isso e temos todo o subsidio para que isso posso ocorrer, faremos em seguida o edital do vestibular e iniciaremos as aulas no começo de 2021.” Afirmou Laercio Alves de Carvalho, Reitor da UEMS.

O mesmo ainda reforçou que o papel da comunidade é fundamental e já pode ser visto devido ao apoio de mais de 30 instituições que aderiram a proposta, afinal o curso tem que atender a sociedade e a universidade tem essa missão que é atender a interiorização do ensino superior público. “A sociedade tem um papel fundamental, abraçando e nos dizendo que querem este curso e iremos apoiar, com certeza, este apoio dará uma tranquilidade para a aprovação do curso.” Finalizou.

Durante sua fala o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju Fábio Caminha confirmou que o principal objetivo da reunião foi reforçar o compromisso da sociedade de Maracaju com o surgimento do novo curso na UEMS de Maracaju.


Presidente do Sindicato Rural Fabio Caminha durante sua fala aos presentes - Foto: Ben Hur Salomão Teixeira

O Sindicato Rural de Maracaju é o principal meio de comunicação com o produtor rural e por isso, trouxemos essa reunião para cá, junto com todas as pessoas que estão articulando isso, viemos documentar esse apoio, juntamente com uma dezena de cartas das instituições de pesquisa e também de produtores, pedindo este curso e reforçando o apoio para o crescimento de nossa cidade. Somos atualmente o maior produtor de grãos do Mato Grosso do Sul e necessitamos cada dia mais de qualificação e nada melhor que o curso de excelência que a UEMS oferece, oportunizando aos jovens este ensino de qualidade dentro do município.” Explicou Fábio Caminha.


Registro da entrega de mais de 30 assinaturas de entidades e pessoas ligadas ao agronegócio apoiando o curso - Foto: Ben Hur Salomão Teixeira

Presente da reunião o Prefeito Maurílio Azambuja afirmou que a Prefeitura de Maracaju dará todo o suporte necessário para que o curso se torne realidade. “Nasce uma semente irrigada durante muito tempo. Estamos felizes já que esse curso de Agronomia vem de encontro a necessidade de nosso povo, além de possibilitar a geração de profissionais para atender à crescente demanda de nossa cidade.”

Ainda em sua fala, Maurílio Azambuja pediu a implantação também de um curso técnico, apostando na formação rápida de profissionais e o Reitor Laércio Alves de Carvalho confirmou a possibilidade de também trazer o Curso Técnico em Agropecuária, outra extensão da Unidade de Aquidauana. Inclusive a confirmação de extensão valorizará ainda mais o curso de Agronomia de Aquidauana, já que contará com os mesmos professores no ensino de Maracaju.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito Maurílio Azambuja, Reitor da UEMS Laércio Alves de Carvalho, Presidente do Sindicato Rural de Maracaju Fábio Caminha, Diretor da UEMS – Unidade Universitária de Maracaju, Alex Sandro Richter von Mühlen, Presidente da Cooperativa Financeira Sicredi Emerson Perosa, Vereadores Robert Ziemann e Marinice Penajo, além de representantes de entidades e pessoas ligadas ao agronegócio.

EVENTOS EM FOCO: Confira aqui todas as fotos da reunião do Curso de Agronomia da UEMS em Maracaju.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Reportagem e fotos: Ben Hur Salomão Teixeira

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube