Logo site
Twitter

Curta nossa FanPage

fb.com/mjuemfoco

Twiter

Siga-nos

@maracajuemfoco

Instagram

Siga-nos

@maracajuemfoco

Bem Vindo(a), Jornalista Responsável: Gessica Souza DRT/MS 0001526

Anuncio 2

Após novas quedas de energia, Vereador Oseias apresenta normas que obrigam concessionária a efetuar manutenções preventivas.

19 nov 2021 22:15:00

| Câmara Municipal

Após novas quedas de energia, Vereador Oseias apresenta normas que obrigam concessionária a efetuar manutenções preventivas.

Parlamentar no entanto, afirmou que possivelmente tais manutenções não vem sendo efetuadas.

Redação

Na última Sessão da Câmara Municipal realizada na noite de terça-feira 16-11 o Vereador Oseias Enfermeiro (Republicanos) apresentou os seus pedidos e indicações.

Confira o trabalho do seu vereador aqui no “Maracaju em Foco”.

Requerimento a Secretaria de Obras e Urbanismo

Logo na abertura de sua fala, Oseias Enfermeiro comentou sobre a situação da Rua Antônio João que dá acesso aos fundos da Vila Adrien e Bairro Ilha Bela.

Sabemos que na região está sendo efetuada uma obra de grande importância para aquela comunidade que é a colocação de manilhas para coleta e escoamento de águas pluviais, porém, gostaria de pedir ao Secretário de Obras e Urbanismo que nos informe se houve algum problema com a empresa que está prestando o serviço, afinal está demorando para concluir essa obra, estive presente e pude observar que há muito barro, água acumulada e não há um andamento da obra, causando sofrimento e transtornos aos moradores.” Explicou Oseias Enfermeiro.

Entre as indagações de Oseias estão a questão de prazo para entrega e se, posteriormente, serão reparados os asfaltos danificados, através de um trabalho de recapeamento.

Caso Energisa

Oseias utilizou de sua fala no “Grande Expediente” para criticar a prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária Energisa em Maracaju, salientando que na terça-feira 16-11, sem chuva ou ventania, diversos comerciantes da região central, sofreram com consequentes quedas de energia e também falta dela por certo tempo.

Vejo algumas pessoas chateadas com alguns serviços da SANESUL, mas por parte desta empresa, observamos que ao menos há informação quando haverá algum desligamento no município, por mais que há falhas, eles avisam. A Energisa não há mais controle, creio que nem eles mais entendem o que ocorre nos equipamentos elétricos em Maracaju, não sou engenheiro, mas estudei como Técnico em Segurança do Trabalho e posso afirmar, há falhas nos transformadores e painéis elétricos de distribuição de energia na cidade, com certeza, há equipamentos muito antigos e com uma manutenção inexistente nos últimos anos.” Explicou Oseias.

Oseias explicou que há uma norma técnica a NBR 10.576 que foi criada pela Lei 3.214/1978 que destaca que todo transformado instalado em uma cidade precisa ser feita uma preventiva no primeiro ano de instalação, posteriormente, todos os anos, não somente em Maracaju, mas em todas as cidades do estado.

Todo equipamento elétrico de alta voltagem essa norma técnica diz que ela tem que sofrer uma manutenção preventiva para observar as condições de funcionamento, através desta preventiva é gerado um relatório que precisa ficar disponível as autoridades do judiciário e políticas no caso de uma petição.” Afirmou Oseias.

O parlamentar apresentou mais dados e normas que obrigam a concessionária a efetuar diversos tipos de manutenções, deixando a pergunta para a comunidade, indagando se essa manutenção tem sido feita em Maracaju.

Oseias ainda pediu a mesa diretora da Câmara a criação de uma Comissão que tenha autonomia para cobrar, exigir e pedir documentos para a Energisa, inclusive, quanto a relatórios para checar se essas manutenções que a legislação a obriga, vem sendo feitas com regularidade.

FARMÁCIA DE PLANTÃO: Confira aqui no "Maracaju em Foco" o calendário das Farmácias de Plantão, vá direto ao link a selecione o mês desejado, clique aqui.

VÍDEOS EM FOCO: Assista nossas principais reportagens em vídeo, mesmo não estando no Facebook, clique aqui.

Maracaju em Foco

A notícia em primeiro lugar!

Curta nossa página: https://www.facebook.com/mjuemfoco/

Siga-nos no Instagram: https://instagram.com/maracajuemfoco

Mais Destaques
Últimas Notícias
Eventos em Foco
Vídeos em Foco

INSTITUCIONAL

InícioSobre NósEventos em FocoAnuncieFale Conosco

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba por e-mail todas as novidades de Maracaju tudo em primeira mão!

YouTube

YouTube

@YouTube